Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 08 Mai 2021

Projeto Memorial Vida pretende plantar uma árvore para cada vítima do COVI-19 no Brasil

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Soka e pela Fundação Rede Amazônica. As mudas estão sendo plantadas no estado do Amazonas nos locais cedidos por parceiros.

Studio 5 e Fundação Rede Amazônica promovem a ação “Juntos Nessa Causa”

Na ação serão oferecidos serviços e orientações de saúde com o tema Outubro Rosa e Novembro Azul

No 'Social Media Day', FRAM reúne profissionais de redes sociais para roda de conversa online sobre Economia Criativa

 A live é gratuita e acontece nesta terça-feira (30), no YouTube da Fundação Rede Amazônica.

Fundação Rede Amazônica e Instituto SOKA viabilizam doação para hospitais de Manaus

Receberão as doações de máscaras, a Fundação de Medicina Tropical, o Hemoam, o Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu e o Hospital Universitário Getúlio Vargas

Bella Causa Talks: Live da Fundação Rede Amazônica discute proteção da infância nesse período de isolamento social

No dia 18 de Maio é lembrado como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Fundação Rede Amazônica inicia projeto online "Missão Startup: Inovação e Varejo" nesta quinta-feira

O projeto é uma capacitação empreendedora, voltada para o tema da inovação. Ao todo, serão cinco lives todas as quintas-feiras

Canal Amazon Sat exibirá teleaula para alunos do ensino básico da Amazônia

O  Amazon Sat Educação é um projeto que atende imediatamente uma necessidade emergencial na contribuição de entrega de conteúdos educativos para alunos da educação básica

RePensar: Como potencializar as suas vendas e captar clientes em tempos de pandemia e isolamento social?

O RePensar, evento promovido pela Fundação Rede Amazônica, acontece pela primeira vez na forma online com a proposta de abordar o tema Vendas Online. Inscreva-se para participar.

Estúdio Maker | Aula 02 | Iniciando atividades no Scratch

O Estúdio Maker é uma capacitação online do projeto Semente de Inovação da Fundação Rede Amazônica em parceria com a Startup GEN - Academia de Criadores e Portal Amazônia.

Memórias da Rede Amazônica - #2: amadurecimento e filiação à Rede Globo

No segundo episódio do podcast Memórias da Rede Amazônica, Aluísio Daou relembra como foi o processo de amadurecimento do Grupo Rede Amazônica até sua filiação à Rede Globo. Escute:



‘Bella Causa’ estimula doações de itens básicos na Copa Rede Amazônica de Futsal 2020

Comprometida com a causa social, a 22ª edição da Copa Rede Amazônica de Futsal começa nesta terça-feira (7), com quatro jogos na rodada de abertura. A partir das 18h30, a Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, receberá o desfile dos participantes e apresentação da Campanha Bella Causa, que tem o objetivo de dar visibilidade à luta contra a violência e abuso sexual sofrido por crianças na região Norte. 

Foto: Rômulo Almeida/Rede Amazônica
"A Copa Rede Amazônica de Futsal é um evento tradicional do Grupo, e que hoje é um projeto da Fundação Rede Amazônica (FRAM) com cunho social. Além da condição social do esporte, a Copa está aplicando algumas atividades durante o campeonato, como a arrecadação de itens de donativos", conta Marcya Lira, secretária geral da FRAM.


A campanha Bella Causa dentro da Copa Rede Amazônica de Futsal começou no momento das inscrições, onde as equipes precisaram doar leite e um brinquedo para garantir a participação no campeonato.


"Tudo arrecado no momento das inscrições já está separado para doação. O leite será doado para uma instituição que atende idosos e os brinquedos vão para a Casa da Criança", conta Márcya.


Ainda segundo a secretária geral, a proposta do campeonato esse ano é transformá-lo em um evento socialmente responsável. "Durante os jogos nas quadras haverão frases de impactos, porque queremos apresentar a proposta da campanha Bella Causa, como um movimento que apoia a proteção à criança da região. Vamos falar muito claramente sobre a exploração sexual, para quem estiver presente ou acompanhar as transmissões por nossos veículos de comunicação", conta.


Foto: William Costa/Portal Amazônia
Torcidas



Uma novidade para as torcidas é o Prêmio Bella Causa, que reconhecerá a torcida que mais estiver engajada na doação de itens de higiene e limpeza para a campanha.


"Durante todo o campeonato, as torcidas vão poder levar itens de higiene e limpeza, como papel-higiênico, creme dental, colônia, pente, lenço umedecido, desodorante, shampoo, escova de dente, hidratante, filtro solar, fralda e outros. Ao final do campeonato, a torcida que levar o maior número de itens receberá o prêmio da campanha", disse Marcya.


A organização também receberá doações de pessoas que queiram contribuir com a Bella Causa. Basta levar, durante o horários das partidas, os itens de higiene ao Ginásio do Clube do Trabalhador – SESI, no Coroado, onde acontecerão os jogos da competição. Os jogos da roda de abertura e encerramento, na Arena Amadeu Teixeira. Um representante da equipe de organização estará recebendo os donativos.


O Melhor da Rodada



Com os times em campo e tudo sendo registrado pelas torcidas, o programa 'Melhor da Rodada ' será a oportunidade que os jogadores terão de se ver na televisão. O Canal Amazon Sat, comprometido com a campanha Bella Causa e a região amazônica, além de grande incentivador do esporte na Amazônia, levará ao ar um programa descontraído, com informações da rodada da semana.


"É um programa produzido aqui pelo canal Amazon Sat, que trata dos bastidores da Copa Rede Amazônica de Futsal 2020. Então, com muita descontração e informação, falando sobre os destaques da rodada da semana, além de entrevistas com os atletas, treinadores e um resumão dos jogos. Estamos produzindo um programa como se fosse uma grande resenha da rodada", conta o gerente de programação e conteúdo do Amazon Sat, Anderson Mendes. 


Foto: Reprodução/Amazon Sat
Apresentado pelo radialista Ronaldo Lima, o 'Melhor da Rodada' começa no domingo (12) e segue no ar aos domingos, a partir das 11h (horário de Manaus), na tela do Amazon Sat, até o final da competição. Os horários alternativos serão aos domingo, 19h e quintas-feiras, as 9h e 17h.


Para acompanhar os resultados da Copa, acesse: coparamdefutsal.com.br.

Fundação Rede Amazônica realiza cerimônia de posse do Conselho Curador

Na manhã da última quarta-feira (11), a Fundação Rede Amazônica (FRAM) realizou uma cerimônia de posse dos integrantes que compõem o Conselho Curador da instituição. O principal objetivo do conselho é orientar a diretoria da FRAM para, dessa forma, melhorar suas diretrizes e políticas operacionais.


De acordo com a presidente do conselho, Claudia Daou Paixão, o principal objetivo dele é organizar juridicamente a Fundação Rede Amazônica. “A nossa função e encaminhar todos os setores da FRAM na direção certa, afinal, queremos prestar contas e deixar tudo pronto para os projetos de 2020. É um momento importante, pois, com a casa organizada, os serviços prestados serão de excelência”, contou.|


Foto: Reprodução/FRAM


A partir de 2020, o Conselho curador da Fundação Rede Amazônia fará duas reuniões anuais. “Além dos conselheiros locais, teremos também a participação de conselheiros externos, por esse motivo, teremos que alinhar bem as reuniões, uma no primeiro semestre, outra no segundo. Nos encontros, vamos analisar os projetos e metas da FRAM. Sempre buscando o crescimento da instituição", explicou Claudia.


Conheça a Conselho Curador da Fundação Rede Amazônica:



Claudia Daou Paixão e Silva (Presidente do Conselho Curador)
Phelippe Daou Jr. (Vice-presidente Conselho Curador)
Mariane Cavalcante (Diretora Técnica)
Alexandre Sampaio Caxias (Diretor Administrativo Financeiro)
Alecsandro Araújo de Souza (Membro do Conselho Curador)
Manoel Cardoso (Membro do Conselho Curador)
Abrahim Baze (Membro do Conselho Curador)
Ely Freitas Paixão e Silva (Presidente do Conselho Fiscal)
Maurício Fanganiello (Membro do Conselho Fiscal)
Luziane de Figueiredo Simão Leal (Membro do Conselho Fiscal)
Parte do Conselho Curador da FRAM. Foto: Reprodução/FRAM

Sobre a FRAM


A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.

Rede Amazônica promove corridas tradicionais em comemoração aos 350 anos de Manaus

Como parte das comemorações dos 350 anos de Manaus, o Grupo Rede Amazônica realiza, neste sábado (30), a 64ª Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto e a 60ª Corrida Ciclística Aguinaldo Archer Pinto, reunindo milhares de atletas que correm e pedalam para saudar a capital do Amazonas.

Startup amazonense é selecionado para participar do Summit Êxito 2019

Na última quarta (30), ocorreu a seletiva "Missão Êxito", no espaço Acelera Amazônia. Uma startup foi a escolhida, dentre 8 finalistas, para participar do Summit Êxito 2019, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. 

Cláudia Maria Daou Paixão e Silva: importante Responsabilidade Social na Amazônia

Toda sociedade sofre modificações, é necessário fixar-lhe a memória por meio de uma escrita que marca com nitidez os contornos de sonhos de uma época. O ano era 1968, ano que foi marcado pela efervescência do Regime Militar em que o Brasil vivia. Foi diante desse cenário de uma Manaus bucólica que nasceu Cláudia Maria Daou Paixão e Silva no dia 22 de abril do mesmo ano.
Foto:Acervo Pessoal/Cláudia Daou


Nasceu em um hospital, da qual, a memória se perdeu no tempo, a Santa Casa de Misericórdia, sua mãe que ali trabalhava, dava a luz e ajudava a minorar as dores de outros pacientes, pura coincidência. Cláudia Daou Paixão e Silva que herdou da enfermeira que lhe trouxe ao mundo personalidade forte. Toda nova geração forja novos padrões, valores e atitudes sobre a vida e a sociedade.

Foto:Acervo Pessoal/Cláudia Daou


Seu pai Phelippe Daou nessa época já despontava como promissor jornalista trabalhando no O Jornal e sua mãe Magdalena Arce Daou, era reconhecidamente na época como dedicada enfermeira que, com esforço próprio trabalhava duro para contribuir no sustento da família.


O tempo foi passando e a menina Cláudia Maria Daou, hoje Paixão e Silva teve o primeiro contato com as letras no Colégio Christus, já em tenra idade do maternal até a 5ª série do Ensino Fundamental. De família que professa a Religião Católica, logo transferiu-se para o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, tendo concluído o Ensino Médio.

Foto:Acervo Pessoal/Cláudia Daou


Na busca por mais conhecimento cursa Administração de Empresas, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que concluiu com pleno êxito, em 1990. Em seguida, faz uma especialização em Recursos Humanos, na Fucapi, à época uma instituição de muito prestígio.


Seguindo o exemplo de seus pais, logo começa a trabalhar no Grupo Rede Amazônica. Seu desejo de conhecer todos os meandros da Administração percorreu por vários setores da empresa, inclusive na Fundação Rede Amazônica, hoje como Diretora Presidente, participando  assim, efetivamente da condução do Grupo Rede Amazônica como Presidente do Conselho Consultivo, dividindo as responsabilidades com seu irmão Phelippe Daou Júnior, CEO do referido Grupo.

Foto:Acervo Pessoal/Cláudia Daou


Os anos foram permitindo o amadurecimento e conhece o jovem Ely Freitas Paixão e Silva, formado em Engenharia Elétrica, com quem casou-se em 1990, trazendo ao mundo três filhos: Lorena Daou Paixão e Silva, que nasceu em 05 de agosto de 1992, Phelippe Daou Neto, que nasceu no dia 03 de fevereiro de 1996 e Lara Daou Paixão e Silva, que nasceu no dia 10 de junho de 2002.


Foto:Acervo Pessoal/Cláudia Daou


Com o falecimento de seu pai assume junto a seu irmão o destino e condução do Grupo Rede Amazônica.


Fundação Rede Amazônica comemora Dia das Crianças com oficinas em shopping de Manaus

A Fundação Rede Amazônica (FRAM), em parceria com a Eduinovam, Glauce Galúcio e Makers Manaus realizam uma programação especial do projeto Semente de Inovação, em comemoração ao Dia das Crianças. O objetivo é incentivá-las, por meio de atividades tecnológicas, experimentar e reproduzir fenômenos do cotidiano utilizando aprendizagem criativa.


O Semente de Inovação Fest terá uma série de oficinas, entre elas jogos e brincadeiras, educação financeira, bicho eletrônico e outras, tudo para que as crianças expandam suas possibilidades criativas, através de atividades práticas.


Todas as oficinas são gratuitas e acontecerão no Espaço Acelera Amazônia no Manaus Plaza Shopping (Piso 1) de 15h às 18h. Para fazer a inscrição acesse o site https://eventos.fram.org.br.

Foto:Divulgação/FRAM


Programação


No dia 09 de Outubro, a Comunidade Eduinovam oferece a oficina Brincadeiras e Jogos com Materiais Reciclados, uma abordagem lúdica que estimula a criatividade através do reaproveitamento de materiais.


No dia 10 de Outubro, Glauce Galúcio, ministrará a oficina Educação Financeira para Crianças, com o objetivo de conscientizar e estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis logo na primeira infância, formando assim uma geração sustentável financeiramente, capaz de usar o seu dinheiro de maneira consciente.


E no dia 11 de Outubro, a Comunidade Makers Manaus, realizará a oficina Faça seu Bicho Eletrônico, que visa estimular projetos criativos envolvendo componentes eletrônicos e materiais do dia a dia.



Acelera Amazônia apresenta empreenderismo, inovação e tecnologia na tela do Amazon Sat

Pensado a partir de temas como Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo, Indústria 4.0 e Negócios, o programa Acelera Amazônia está entre as novidades da programação do Amazon Sat, e se soma a outros programas que também completam a grade do canal oficial da Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Foto:Andreza Maria Cunha/Rede Amazônica


A apresentação do Acelera Amazônia é da jornalista Cristina Monte, que ressalta a importância e a responsabilidade em conduzir o programa.


"Vejo com muita responsabilidade falar sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, pois são assuntos extremamente ligados ao novo cenário mundial e, portanto, muito dinâmico, em plena ebulição. Mas, ao mesmo tempo, é uma enorme alegria poder contribuir para o compartilhamento de iniciativas e ações que refletem na vida das pessoas", ressalta.


Cristina também conta que a temática do programa é relevante para sociedade e o programa é pensado para dar entendimento fácil da temática para os telespectadores.


"Cada vez mais, essas temáticas irão nortear nossas vidas e decisões, e a informação é o melhor caminho para nos preparar para essa realidade. Cada programa é construído com muito cuidado e zelo. Cada sugestão de pauta é pensada em primeiro lugar em quem está nos acompanhando e se o assunto é relevante para o conjunto da sociedade", conta.

Foto:Reprodução/Amazon Sat

Para a produtora executiva do programa, Andreza Maria Cunha, além da parte tecnológica, o Acelera Amazônia pretende abordar os aspectos da inovação e empreendedorismo, com entrevistas e quadros sobre investimentos, dicas e muito mais.


"De quadros, temos o MeetUp, onde serão apresentados os significados de jargões e palavras do mundo das startups e tecnologia são descendência; Papo de Anjo, em que investidores anjos darão dicas para que quer investir e para quem está à procura denúncia investidor, e; Amazônia Valley, que conectará, por meio do vídeo selfie enviado por empreendedores que contarão as suas experiências", disse Andreza.


Programa Acelera


O programa Acelera Amazônia nasceu do selo, que tem o mesmo nome, e do propósito de conhecer, divulgar e apoiar iniciativas e projetos de inovação, empreendedorismo e tecnologia, por meio da Fundação Rede Amazônica.


O Acelera Amazonia vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir das 20h (horário de Manaus), com reprises as sextas-feiras, 9h30 e 17h30, e quartas-feiras, 12h.



Canal Amazon Sat


O Canal que é a cara e voz da Amazônia e do amazônida, pode ser assistido por mais de 50 cidades na região, por TV Aberta e a cabo.


Em Manaus (AM), canal digital 44.1, em Porto Velho (RO) no canal digital 22.1, em Boa Vista (RR) no canal 23.1, em Rio Branco (AC) no canal 31.1, e em Macapá (AP) no canal 29.1. Em Belém e Ananindeua (PA) pela Roma Cabo, canal 24, e pela NET, canal 22 ou através do youtube.






FRAM se alia ao Amazon Sat e Portal Amazônia para fortalecer projetos na Região Norte

Um novo ciclo da Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica (GRAM), foi apresentado durante um café servido à empresários e imprensa, na manhã desta segunda-feira (23), no Seringal Hotel, em Manaus. Entre as novidades, foi anunciado que o Amazon Sat e o Portal Amazônia passam a atuar como veículos oficiais da FRAM.

Espaço Acelera Amazônia será inaugurado com oficina de Lego Serious Play, em Manaus

A Fundação Rede Amazônica (FRAM) vai inaugurar, nesta quinta-feira (19), o Espaço Acelera Amazônia, no Manaus Plaza Shopping (Av. Djalma Batista, Chapada). A primeira atividade do espaço será uma oficina de Lego Serious Play, no Parque de Ideias do centro de compras, com Durval Braga Neto, como parte da programação de conteúdos da 17ª edição do Encontro de Administração do Amazonas, que reunirá profissionais de Administração e Acadêmicos para discutir o tema Gestão e Tecnologia.

FRAM lança projeto ‘Por Trás do Livro’ para apresentar escritores da Amazônia

Em alusão ao dia da Amazônia, a Fundação Rede Amazônica promove, nesta quinta-feira (5),  o projeto "Por Trás do Livro”, uma roda de conversa com escritores da região. Nessa edição, quem participa do encontro é o autor da trilogia "Amazon: Os Guerreiros da Amazônia", Ronaldo Barcelos. O evento acontece a partir das 14h, no “Espaço Ler+1”, localizado no Shopping Manaus ViaNorte.


De acordo com a analista da Fundação Rede Amazônica, Rafaelle Nascimento, o projeto "Por Trás do Livro” é uma extensão do “Ler+1”, e tem o objetivo de aproximar os amazônidas da literatura. “Nossa missão é apresentar autores diferentes para o público que frequenta o Espaço Ler+1. Além de incentivar a leitura, vamos também debater a questão da preservação das florestas, afinal, a obra do Ronaldo Barcelos foca neste tema” , contou. 


Ronaldo é autor da saga 'Amazon: Guerreiros da Amazônia'. Foto: Reprodução/Facebook 
Há 20 anos, Ronaldo Barcelos, visita as cidades da Amazônia. Dessa forma, ele se inspirou para criar a saga 'Amazon'. Além dos livros, ele revelou que desenvolve várias ações na região, inclusive, em algumas escolas ribeirinhas. "Na realidade, utilizei cada viagem para me inspirar e desenvolver a história. Voltar para Manaus é muito bom, tenho uma parceria bacana com o Grupo Rede Amazônica, e claro, junto ao  Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM)", disse.

Além de conversar sobre a construção da obra 'Amazon: Guerreiros da Amazônia', Barcelos mostrará para o público presente o desenho animado que foi feito a partir do livro. "Cada viagem ao Amazonas é um aprendizado diferente. Por esse motivo, gosto de compartilhar o trabalho que desenvolvi inspirado na região", contou o autor. 

Foto: Reprodução/Facebook
Heróis da Amazônia



'Amazon: Guerreiros da Amazônia' é uma trilogia do escritor Ronaldo Barcelos, que rendeu as obras "O Tempo da Luz", "As Armaduras Sagradas" e "A Flor do Sol'. O projeto iniciou em 2000, e levou 15 anos para ser concluído. Os livros apelam ao público infantil por meio de super-heróis com poderes dos animais da Floresta Amazônica. A saga tem cunho educacional, ensinando as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.


Os interessados em ler os três livros e acompanhar os 10 episódios do desenho animado inspirado na saga  podem acessar o site oficial do "Amazon: Guerreiros da Amazônia". O download é gratuito.


Sobre a FRAM



A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.