Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Publicado decreto com recomendações de distanciamento social para festas de final de ano em Belém

shopping-em-belem

Com a chegada das festas de final de ano, a Prefeitura de Belém tem reforçado as medidas de proteção junto à população, empresários, órgãos públicos e demais instituições neste período em que há uma tendência à aglomerações para as comemorações de Natal e Ano Novo.

Entre as recomendações estão o horário especial de funcionamento de centros comerciais no período do dia 15 até 30 de dezembro. (Foto:Divulgação/Agência Belém)

Nessa segunda-feira (14), a Prefeitura de Belém publicou no Diário Oficial do Município (DOM) alterações no decreto que dispõe sobre as medidas de distanciamento social controlado, de acordo com parecer da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Entre as recomendações estão o horário especial de funcionamento de centros comerciais no período do dia 15 até 30 de dezembro. Para os shoppings centers fica autorizado o funcionamento das 10h às 23h. Nos dias 24 e 31 poderão funcionar até às 18h.

Já o comércio em geral poderá funcionar no período do dia 15 até 30 de dezembro, das 8h às 22h. No dia 24 de dezembro, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 18h, e no dia 31 até às 18h. Os estabelecimentos comerciais deverão divulgar amplamente informações sobre a possibilidade de realizar compras antecipadas por meio de canais não presenciais.

Em relação as comemorações, o decreto estabelece que a partir das 18h do dia 24, até 11h do dia 25 e, 18h do dia 31 até às 11h do dia 01 de janeiro, ficam proibidas as atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, barracas, casas noturnas, boates e similares, assim como a realização das festas de Natal, Réveillon e confraternizações de qualquer natureza em clubes, condomínios, espaços públicos, hotéis, além de shows musicais e pirotécnicos, em ambientes abertos ou fechados, com ou sem cobrança de ingresso. Também fica proibido o consumo de alimentos e bebidas em estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar ininterruptamente, como conveniências e supermercados.

Para o secretário municipal de saúde, Renato Cavalcante, as medidas reforçam o cuidado da gestão municipal em evitar o crescimento da doença entre a população de Belém, com responsabilidade e proteção à saúde pública.

"É fundamental que todos continuem usando as máscaras, façam a higienização das mãos e mantenham o distanciamento social. O vírus se prolifera com o contato entre pessoas, por isso pedimos que a população evite aglomerações, antecipe suas compras ou vá aos estabelecimentos em horário de menor fluxo. Se a loja oferecer delivery, opte por esse serviço. E faço um pedido especial às pessoas dos grupos de risco para que fiquem em casa e só se desloquem para esses espaços se for muito necessário. Cada um fazendo a sua parte, contribuiremos para a redução da doença no nosso município", destaca o gestor da pasta da saúde.

Todas as medidas estão embasadas nos dados epidemiológicos, que apontam a evolução da doença na capital e estão disponíveis no portal da Covid-19, no link https://contratoemergencial.belem.pa.gov.br/painel-covid-19/.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesPará.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/