Manaus 30º • Nublado
Segunda, 24 Janeiro 2022

Exposição itinerante mostra a degradação dos igarapés de Manaus

Exposição itinerante mostra a degradação dos igarapés de Manaus
Com base em um contexto educacional de olhar e pegar na fotografia, o educador e ambientalista Valter Calheiros desenvolve a 10 anos, a exposição "A degradação dos igarapés de Manaus em Imagens", que retrata através de fotos, a realidade que se encontram os igarapés urbanos da cidade e seu entorno.

"Essas fotografias tem o contexto educacional na condição da fazer com que a fotografia seja acessível. As pessoas pegam as fotos, olham e quando elas fazem isso, elas se encontram na fotografia, com o cheiro, e naquela realidade que muitas vezes não percebe", conta Valter.

Foto: William Costa/Portal Amazônia
Além das percepção, a exposição tem o objetivo de provocar a reflexão para o que é sinal de vida e de degradação ambiental nos igarapés de Manaus.

"Quando as pessoas olham e pegam nas fotos, elas percebem se estão em um espaço onde há vida ou degradação ambiental. Com isso a gente espera que se mude essa condição de tanta água morrendo na cidade de Manaus", ressalta.

Foto: William Costa/Portal Amazônia
Sobre a condição dos igarapés de Manaus, Valter lembra que o dinheiro que se gasta com limpeza de lixos em rios, poderiam ser investidos em creches.

"Hoje três balsas fazem a coleta de lixo dos rios de Manaus, e o dinheiro gasto com elas, é o necessário para construção de pelo menos duas creches equipadas a cada dois meses. Isso é preocupante", conta Valter.

Foto: Divulgação/Valter Calheiros
A exposição de Valter Calheiros é itinerante e pode ser solicitada para ser exposta em escolas, praças, igrejas, centros comunitários e outros. O contato pode ser feito pelo e-mail: >

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 25 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/