Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 23 Setembro 2020

Instituto desenvolve parceria com empresas do PIM para atingir a Manufatura 4.0

Referência em P&D no Brasil, o Instituto Eldorado é uma organização sem fins econômicos cuja missão de pesquisar e desenvolver soluções inovadoras, abrangentes, competitivas e de impacto à sociedade se cumpre há 20 anos. Com quatro unidades pelo País, o Eldorado inaugurou sua atuação em Manaus no final de 2017 e tem contribuído estrategicamente para o desenvolvimento tecnológico das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

"Por acreditar no futuro promissor do ecossistema amazonense, nós buscamos fomentá-lo a partir da construção de tecnologias para que as empresas de diversos segmentos evoluam em sua planta e conquistem a Manufatura 4.0", explica Ana Cabral, gerente de tecnologia da unidade.

Instituto Eldorado (Foto: Divulgação)

Com anos de expertise, o Eldorado faz parte do Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) e conta com mais de 60 colaboradores trabalhando ativamente em Manaus, para desenvolver soluções tecnológicas e produtos que permitam às empresas conquistarem os benefícios da Indústria 4.0, como o aumento da eficiência fabril, a produção em larga escala e a redução de custos operacionais.

Entre os projetos, destacam-se o desenvolvimento de soluções Android, IOS, Cloud e Data Science, além de câmeras avançadas e baterias para smartphones. O Eldorado também conta com uma infraestrutura laboratorial única que traz agilidade na realização de testes e ensaios.

Segundo Cabral, um dos grandes desafios para os próximos anos será a escassez de mão de obra especializada para trabalhar na Zona Franca De Manaus e no ecossistema tecnológico da Região Norte, uma vez que as empresas estão com demandas cada vez mais altas.

"Como solução para esse dilema, o ELDORADO defende a união do ecossistema para oferecer treinamento especializado aos profissionais", afirma. É o caso do projeto Hefesto, uma parceria entre o instituto e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que busca capacitar alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de mercado, no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Com o programa, diversos profissionais e alunos serão capacitados para atender às demandas atuais e futuras de recursos humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação. O Hefesto é um exemplo de aplicação de inovação aberta entre as universidades, os ICTs e a comunidade, conjuntamente desenvolvendo soluções para problemas cotidianos por meio de projetos de tecnologia mobile. 

Vagas abertas em Manaus:

Analista de novos negócios:

Analista de qualidade de software - programas de user trial

Analista de recrutamento e seleção

Analista de software Android

Analista de telecomunicações

Analista de testes

Desenvolvedor Android/integração de software

Desenvolvedor iOS

Desenvolvedor Java Web

Desenvolvedor web fullstack

Especialista em gestão de produto

Estágio em desenvolvimento iOS

Estágio em testes de software – Android e iOS

Estagiário UI/UX

Líder técnico Android

Project leader web

UI/UX designer

Sobre o Instituto ELDORADO

Em atuação desde 1999, o ELDORADO completa 21 anos como um dos maiores centros de PD&I do Brasil, historicamente dedicado a TI & Telecom. O Instituto conta com uma carteira de clientes que concentra grandes empresas nacionais e institucionais, e atua em quatro unidades – Brasília, Campinas, Porto Alegre e Manaus. Além disso, ao longo desses anos, é presença constante em rankings de reconhecimento nacional, que destacam as melhores empresas para trabalhar do país, como Guia Você S/A e GPTW.

O ELDORADO trabalha em um processo de Inovação Aberta, promovendo ideias, pesquisas e soluções com o objetivo de aumentar a produtividade, a eficiência e o time-to-market e também reduzir os riscos e os custos de operação. Há alguns anos, o Instituto empreende esforços na diversificação de seu portfólio para mercados como Energia, Agronegócio, Mineração, Oil&Gas, Saúde, Automotivo, entre outros. Como resultado, apresenta cases de sucesso e grande know-how em tecnologias emergentes, como IoT, Big Data, Analytics, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Data Lake, entre outras, e tem conseguido expandir suas verticais de negócio. 

Veja mais notícias sobre Terceiro Setor.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 23 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection