Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Missa em frente à Catedral de Belém marca início do Círio de Nazaré

Missa em frente à Catedral de Belém marca início do Círio de Nazaré
Foto: Divulgação/Agência Pará
Após horas de vigília de fiéis na praça Frei Caetano Brandão e nos demais arredores da Sé, às quatro da manhã deste domingo do Círio o largo mais antigo de Belém, já estava lotado. Fiéis, vendedores, famílias inteiras e religiosos se espalhavam: de pé, sentados, descalços, dormindo pelas calçadas e gramados, em cima de papelões, mantas, no chão frio. 
Oito pessoas da família de Ana Alice (c) vieram ver a missa que abre a principal procissão do Círio e agradecer a saúde do marido de Ana. Foto: Divulgação/Agência Pará
Todos aguardavam a missa na Catedral de Belém que dá a largada à principal romaria do Círio. A cerimônia começou às 5h da manhã, em frente à Catedral de Belém, na Cidade Velha, após sinos dobrarem por alguns minutos na Sé.

''O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós''. São as primeiras palavras a se ouvir após o coral que canta à frente da Sé despertar a dona de casa Ana Alice da Silva, que veio de Marituba, no último ônibus rumo à Cidade Velha.
Fiéis, vendedores, famílias inteiras e religiosos se espalhavam: de pé, sentados, descalços, dormindo pelas calçadas e gramados. Foto: Divulgação/Agência Pará
Ela é uma entre as várias pessoas que, deitadas, aguardavam a missa da Sé. Veio agradecer apenas. Seu marido teve um AVC há um ano. Se recuperou bem, apesar de ter perdido a visão. “Ele não pode vir. Mas viemos agradecer”, disse. Oito pessoas da família de Ana Alice vieram ver a missa que abre a principal procissão do Círio.

Não conseguiram ver a Trasladação, mas há um sentimento de gratidão espalhado entre sobrinhos e primos que dividiam o mesmo espaço no gramado. “Tínhamos que vir”.

A procissão teve início às 6h30, depois da tradicional celebração. De lá, a Imagem da Virgem deve percorrer cerca de 3,6 Km de distância, para chegar até a praça Santuário de Nazaré. A previsão inicial da Diretoria da Festa é que este ano a procissão se encerre às 12h.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/