Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisa aponta resistência do fungo mancha-alvo em culturas agrícolas no Amazonas

Um estudo identificou a ocorrência e distribuição de isolados do fungo fitopatogênico Corynespora cassiicola, causador da doença conhecida como mancha-alvo, e sua resistência aos fungicidas Tebuconazol, Azoxistrobina, Carbendazin e Boscalida, em testes in vitro e em plantas de tomate.

Intitulado 'Resistência de Corynesposa cassiicola à fungicidas no Amazonas', o estudo apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi finalizado em abril de 2023 e realizada no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas. 

A coleta de isolados do fungo foi feita a partir de plantas de tomate, mamão e pepino, nos municípios de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, todos no Amazonas.

Foto: Nathalie Brasil/Fapeam

Apesar de já ter sido encontrada fonte de resistência genética ao fungo em outros países, no Brasil os dados são limitados, sendo somente em pepino japonês, com resistência total, e em soja, com resistência parcial.

A mancha-alvo é um fungo fitopatógeno (microrganismo que causa doenças das plantas) responsável por afetar diversas culturas agrícolas, principalmente a de tomate, mas que pode prejudicar outras culturas como, por exemplo, mamão, pepino e berinjela.

Por ser de ocorrência endêmica no Amazonas, as doenças causadas pelo fungo requerem manejo ao longo de todo o ano, pois podem causar prejuízos aos produtores, principalmente no tomateiro. É considerada a principal doença de parte aérea da cultura no Norte e Nordeste do país, sendo aquela que afeta folhas, ramos e até frutos.

A coordenadora da pesquisa e doutora em agronomia (fitopatologia), Jânia Lília da Silva Bentes Lima, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), detectou que o maior número de isolados resistentes foi encontrado para a Azoxistrobina.

"Essa informação é relevante para que novas medidas de controle sejam adotas de forma integrada, reduzindo o uso destes pesticidas, que podem não ter a eficiência esperada no campo, devido a presença de isolados resistentes do fungo", explicou Jânia Lima.

Foto: Nathalie Brasil/Fapeam

Ela complementou ainda que o teste foi realizado em laboratório, com diferentes concentrações dos fungicidas, em que foram testados para determinar a ocorrência de resistência in vitro. Além disso, os testes em tomateiros foram realizados para confirmar a resistência aos produtos em condições in vivo.

A pesquisa contou com parcerias da University of Tennessee e da Embrapa Amazônia Ocidental, gerou uma tese de doutorado que, atualmente, está em fase de publicação de artigo, e possibilitou a apresentação de trabalhos em congressos científicos.

Sobre o Universal Amazonas 

O Programa financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do Estado do Amazonas.

As propostas submetidas ao Programa Universal Amazonas devem estar alinhadas às áreas estratégicas definidas para o Estado, bem como proporcionar benefícios diretos, voltados para o desenvolvimento econômico ou social de municípios do interior do estado. 

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/