Um levantamento realizado pelo IBGE apontou um aumento de 72,2 km² no território nacional.
Um levantamento realizado pelo IBGE apontou um aumento de 72,2 km² no território nacional.
Programa Parinã exibiu achados em escavações em São Gabriel da Cachoeira que guardam semelhança com a arte da cerâmica indígena atual.
Entre as primeiras moradias dos povos indígenas na Amazônia, os sambaquis foram construídos com terra e conchas e são sítios arqueológicos.
Segundo dados da ONU, estima-se que 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletadas globalmente todos os anos.
Em 2022, a área saltou para 53.374 hectares. O cultivo do açaizeiro fora das áreas de várzea se expande na Amazônia e em outras regiões do Brasil e aumenta a oferta de frutos ao mercado.
Após quase uma década longe do audiovisual, a "rainha dos baixinhos" retorna em uma produção que borda temas como queimadas, devastação das florestas e invasão de terras indígenas.
O antigo Lugar da Barra se transformara num dos mais importantes centros do mundo tropical, graças à vitalidade econômica da borracha, que lhe deu vida, riqueza e encantos...
Três Estados da Amazônia Legal possuem, além do acesso à água doce, a convergência com a água do mar.
A bebida possui grande valor cultural por protagonizar os rituais de agradecimento e homenagem à Pachamama nos Andes peruanos.
Dados de armadilhas fotográficas e modelagem matemática sugerem que em áreas com menos de 100 hectares muitas interações alimentares são perdidas.
A pesquisa realizada no Amazonas analisou mais de 2,4 mil pessoas, das quais, 4% apresentaram algum nível de comprometimento de G6PD.
Para os colombianos, nenhuma refeição está completa sem terminar com pelo menos uma sobremesa.
Estudo traz percepção para a vulnerabilidade de engajamento de setores sociais e da comunidade.
Os benefícios da restauração florestal vão além da biodiversidade, do clima e dos serviços ambientais. Essa restauração também está associada ao bem-estar social.
Mudanças climáticas, contaminações, poluições dos rios e falta de saneamento básico para a população ribeirinha são problemáticas que precisam de atenção urgente, apontam pesquisadores.
No paradoxo das águas amazônicas, falta água potável na região com a maior disponibilidade hídrica do planeta.
A produção possuí cinco episódios que retratam as ações do projeto no Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.
Uma pesquisa chama atenção para a biodiversidade desconhecida dessas minúsculas criaturas que vivem bem acima do solo.
"A distribuição de água no Brasil é bastante desigual em termos geográficos e sociais, embora o país detenha 12% de toda a água doce do planeta", explica Helga Correa, especialista em conservação do WWF-Brasil.
Uma das grandes preocupações atuais está relacionada à manutenção desses biomas, que sofrem com o desmatamento desenfreado.