As dúvidas sobre o boto-do-Araguaia, mais recente espécie de golfinho de rio registrada na Amazônia, vão desde aspectos fisiológicos, até vocalização e biologia.
As dúvidas sobre o boto-do-Araguaia, mais recente espécie de golfinho de rio registrada na Amazônia, vão desde aspectos fisiológicos, até vocalização e biologia.
A pesquisa foi realizada com filhotes e juvenis de tartarugas e tracajás em comunidades de reservas extrativistas no interior do Amazonas, especialmente nos municípios de Carauari e Barreirinha.
Objetivo também é gerar sustentabilidade econômica e ambiental. Estimativa é que o sistema gere uma economia de mais de R$ 132 mil anuais.
Também conhecida como castanha-da-amazônia ou castanha-do-brasil, mudanças climáticas reduziram sua produção em até oito vezes de acordo com estudo realizado pela Embrapa e parceiros no Amapá.
O estudo, realizado pelo Instituto Tecnológico Vale e a Universidade Federal Rural da Amazônia, é o primeiro a associar as características do solo à substância, cujos níveis estão relacionados a compostos nitrogenados, manganês e ferro no solo.
A pesquisa realizada no Pará busca possibilidades para redução do consumo de clínquer, composto que causa danos ambientais.
Preocupações ambientais têm levado ao surgimento de pesquisas sobre o total aproveitamento de resíduos e a criação e utilização de novos produtos naturais para a utilização em diversos fins.
A pesquisadora destaca que o uso desses kits pode oferecer aos consumidores a segurança de que estão de fato consumindo um produto de qualidade e sem nenhum tipo de adulteração na origem.
O trabalho é o primeiro a relacionar o aleitamento materno como fator de proteção contra o Plasmodium vivax, responsável por 85% dos casos de malária na região.
O teste foi aplicado em 105 pacientes com a suspeita da doença, sendo 80 confirmados. A nova forma de diagnóstico encontrou, inclusive, espécies raras que causaram a doença em 0,5% das amostras analisadas.
O chá de uxi amarelo é popularmente conhecido para tratamentos anti-inflamatórios, porém em estudos recentes foram reveladas novas propriedades, tendo como principais descobertas o impedimento da evolução da obesidade e controle do colesterol alto.
Mais de 3.642 espécies e 2.085 subespécies de borboletas voam na Colômbia, posicionando o país como o local com o maior número de borboletas coloridas catalogadas do planeta.
Área do Parque Nacional do Cabo Orange tornou-se alvo de pesquisa e avaliações anuais por equipe do ICMBio. Região também recebe aves migratórias da América do Norte.
Projeto coordenado por grupo da USP prevê perfurações de 800 a 2 mil metros de profundidade em locais estratégicos do Acre, Amazonas e Pará e envolve instituições de 11 países.
Projetos de diversas universidades embarcam em busca de dados a mais de 4 mil metros de profundidade no oceano Atlântico.
Fórmula foi desenvolvida para ser simples, passível de ser replicada por comunidades extrativistas locais que já comercializam os frutos da mangabeira
A pesquisa tem por objetivo compreender padrões de ocupações ocorridas no perímetro urbano e apropriação da paisagem por grupos humanos que transformaram a cidade.
Mantido o quadro atual, a previsão é de intenso desmatamento nas próximas três décadas.
É o primeiro registro de formações ferruginosas microbianas desse tipo tão jovens na América Latina. As que existem aqui não possuem origem biológica e têm de centenas de milhões a bilhões de anos, aponta estudo.