Manaus 30º • Nublado
Sábado, 28 Janeiro 2023

Projeto realiza mapeamento da saúde de botos em Mocajuba e Cametá, no Pará

As dúvidas sobre o boto-do-Araguaia, mais recente espécie de golfinho de rio registrada na Amazônia, vão desde aspectos fisiológicos, até vocalização e biologia.

Estudo revela plantas e frutos com capacidade de acelerar o crescimento dos filhotes de quelônios

A pesquisa foi realizada com filhotes e juvenis de tartarugas e tracajás em comunidades de reservas extrativistas no interior do Amazonas, especialmente nos municípios de Carauari e Barreirinha.

Pesquisas com peixes e camarão-da-amazônia recebem apoio de usina solar no Amapá

Objetivo também é gerar sustentabilidade econômica e ambiental. Estimativa é que o sistema gere uma economia de mais de R$ 132 mil anuais.

Produção de frutos de castanha-do-pará sofre diminuição por conta de mudanças climáticas

Também conhecida como castanha-da-amazônia ou castanha-do-brasil, mudanças climáticas reduziram sua produção em até oito vezes de acordo com estudo realizado pela Embrapa e parceiros no Amapá.

Jaborandi em ambiente natural tem maior nível de substância que trata glaucoma, aponta pesquisa realizada no Pará

O estudo, realizado pelo Instituto Tecnológico Vale e a Universidade Federal Rural da Amazônia, é o primeiro a associar as características do solo à substância, cujos níveis estão relacionados a compostos nitrogenados, manganês e ferro no solo.

Pesquisa viabiliza cimento ecológico com reaproveitamento de caroços de açaí e outros resíduos

A pesquisa realizada no Pará busca possibilidades para redução do consumo de clínquer, composto que causa danos ambientais.

Resíduos de madeira da Amazônia têm potencial para inibição de fungos e cupins, aponta pesquisa

Preocupações ambientais têm levado ao surgimento de pesquisas sobre o total aproveitamento de resíduos e a criação e utilização de novos produtos naturais para a utilização em diversos fins.

Kit para identificar postas e filés de piramutaba é desenvolvido em pesquisa realizada no Amazonas

A pesquisadora destaca que o uso desses kits pode oferecer aos consumidores a segurança de que estão de fato consumindo um produto de qualidade e sem nenhum tipo de adulteração na origem.

Amamentação diminuiu risco de malária em crianças acreanas menores de 2 anos

O trabalho é o primeiro a relacionar o aleitamento materno como fator de proteção contra o Plasmodium vivax, responsável por 85% dos casos de malária na região.

Pesquisa no Amazonas desenvolve novo método para diagnóstico da leishmaniose

O teste foi aplicado em 105 pacientes com a suspeita da doença, sendo 80 confirmados. A nova forma de diagnóstico encontrou, inclusive, espécies raras que causaram a doença em 0,5% das amostras analisadas.

Uxi amarelo: planta amazônica possui propriedade medicinal que combate colesterol alto

O chá de uxi amarelo é popularmente conhecido para tratamentos anti-inflamatórios, porém em estudos recentes foram reveladas novas propriedades, tendo como principais descobertas o impedimento da evolução da obesidade e controle do colesterol alto.

Saiba qual país amazônico tem o maior número de espécies de borboletas do mundo

Mais de 3.642 espécies e 2.085 subespécies de borboletas voam na Colômbia, posicionando o país como o local com o maior número de borboletas coloridas catalogadas do planeta.

Caranguejos e manguezal em área de parque nacional no Amapá passam a ser monitorados por pesquisadores

Área do Parque Nacional do Cabo Orange tornou-se alvo de pesquisa e avaliações anuais por equipe do ICMBio. Região também recebe aves migratórias da América do Norte.

Pesquisa aponta que pesca artesanal na Amazônia é realizada sobretudo por homens de baixa escolaridade

Regimes de inundações e secas, competição pelos recursos pesqueiros e baixa comercialização do pescado são desafios para esses trabalhadores.

Projeto é criado com a intenção de reconstituir o passado da Amazônia desde sua origem

Projeto coordenado por grupo da USP prevê perfurações de 800 a 2 mil metros de profundidade em locais estratégicos do Acre, Amazonas e Pará e envolve instituições de 11 países.

Expedição leva pesquisadores à área remota da Amazônia Azul

Projetos de diversas universidades embarcam em busca de dados a mais de 4 mil metros de profundidade no oceano Atlântico.

Cientistas criam xampu sustentável a partir da mangabeira, árvore comum no Tocantins

Fórmula foi desenvolvida para ser simples, passível de ser replicada por comunidades extrativistas locais que já comercializam os frutos da mangabeira

Arqueologia histórica de Tefé, no Amazonas, é foco de pesquisa sobre construção cultural

A pesquisa tem por objetivo compreender padrões de ocupações ocorridas no perímetro urbano e apropriação da paisagem por grupos humanos que transformaram a cidade.

Desmatamento deve ultrapassar 6 mil km² na região da Calha Norte, na Amazônia

Mantido o quadro atual, a previsão é de intenso desmatamento nas próximas três décadas.

Mocororôs: rochas ricas em ferro que abrigam peixes endêmicos no Pará tem origem microbiana

É o primeiro registro de formações ferruginosas microbianas desse tipo tão jovens na América Latina. As que existem aqui não possuem origem biológica e têm de centenas de milhões a bilhões de anos, aponta estudo.