Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Cemitério das árvores: impacto deixado por hidrelétrica no Amazonas

Foto: Jochen Schöngart/Inpa

A Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, em meio à floresta de igapó, ainda causa impactos negativos depois de mais de 35 anos. É considerada um dos maiores desastres socioambientais da Amazônia, segundo mostrou um estudo de 2021 liderado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) por causar a morte de árvores centenárias na Amazônia.

O estudo foi publicado na revista científica Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, tendo o pesquisador Jochen Schöngart como primeiro de um total de 22 autores, pesquisadores de instituições do Brasil, Alemanha, Holanda e Reino Unido.

Os impactos vão além, pois são um alerta para o que pode acontecer em outros pontos dos rios amazônicos, onde há mais de 400 barragens operando, planejadas ou em construção.

No estudo, os pesquisadores informam que "o reservatório inundou uma área de quase 3.000 km²" e a consequência foi o afogamento de florestas de igapó e de terra firme. "Apenas os planaltos de terra firme em altitudes mais elevadas permaneceram, formando uma paisagem fragmentada de mais de 3.500 ilhas isoladas em um 'cemitério de milhões de árvores mortas' conhecidos 'paliteiros', e a produção ao longo dos anos de um grande volume de gases de efeito estufa, como o metano", diz o estudo.

"Efeito sanduiche" 

Trata-se da pressão sofrida pelas florestas nas porções mais elevadas e mais baixas que resulta na perda de habitats e na diversidade de árvores, com severos impactos nas cadeias tróficas, incluindo a alimentação de peixes, além da perda de importantes serviços ecossistêmicos. A pressão das porções baixas resulta dos níveis mínimos de água durante o período de operação da barragem.

De acordo com Jochen Schöngart, um dos autores do estudo, que possui graduação e doutorado em ciências florestais, aproximadamente 12% das florestas de igapó já morreram. "E outras [florestas] são ameaçadas se o modo operacional de construção das barragens continuar a alterar o regime hidrológico", afirmou na época.

Foto: Jochen Schöngart/Inpa

As árvores são espécies que estavam adaptadas ao regime regular e anual de inundação, como a Eschweilera tenufolia (conhecida como cuieira e macacarecuia), mas que após o barramento do rio Uatumã (150 km ao norte de Manaus) tiveram que lidar com inundações quase permanentes, acima da capacidade das espécies de tolerar tanto tempo debaixo d'água.

Segundo o pesquisador, os distúrbios que causaram o impacto foram gerados durante o enchimento do reservatório (1983-1989) que resultou em condições de extrema seca nos igapós a jusante da barragem. "Árvores das florestas alagáveis começaram a morrer por causa da falta de água. Possivelmente incêndios também afetaram os igapós neste período em que as condições secas geradas ainda foram potencializadas por eventos do El Niño (1982/1983 e 1986-1988), que diminuem a precipitação e tendem aumentar a temperatura e a umidade relativa do ar nesta região", explicou.

Recomendações

O artigo traz recomendações concretas para tornar mais brando, os impactos nas áreas alagáveis para as usinas hidrelétricas em fase de operação, construção e planejamento. Para as barragens em operação, os pesquisadores apontam mudanças no modo operacional, de forma que a liberação da água do reservatório simule o regime natural de baixas águas (índice de fluxo de base do período pré-barragem).

Enquanto para as barragens em construção, deveriam ser evitadas condições de extrema seca nas áreas alagáveis a jusante durante a instalação, pois isso pode resultar em elevada mortalidade de árvores por falta de água ou por incêndios. "Isso é de extrema importância nos períodos atuais em que mudanças climáticas podem potencializar os impactos devido ao aumento de temperatura e de eventos extremos de secas", afirma Schöngart.

O estudo também deixa um alerta para a necessidade de políticas públicas eficientes voltadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica: "Precisam avaliar os impactos das barragens planejadas considerando o balanço entre geração de energia e a perda de biodiversidade e serviços ecossistêmicos que afetam as populações indígenas e ribeirinhas tradicionais, em particular, e a sociedade brasileira, em geral", destacou Schöngart. 


*O conteúdo foi originalmente publicado pelo INPA

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/