Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Além da transmissão: ações socioambientais marcam o Carnaval Amazônico

b2ap3_large_Morgana-Rodrigues-pera-em-Rede-_20240131-213047_1

Resgatar a importância histórica  das tradicionais bandas e blocos de Carnaval e do Carnaboi é um dos objetivos do projeto Carnaval Amazônico. Em adição à programação, que conta com flashes ao vivo, entrevistas exclusivas e a transmissão do evento, o projeto tem como propósito o compromisso sustentável através de projetos socioambientais.

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e buscam minimizar os impactos no meio ambiente, além de promover sustentabilidade e conscientização ambiental.

Foto: Morgana Rodrigues/Acervo Fundação Rede Amazônica

Social

Plantio de mudas de árvores em comunidades ribeirinhas: essa é uma ação social que busca através do desenvolvimento de um viveiro de árvores, a conscientização e preservação do meio ambiente.

"A FRAM tem como compromisso trabalhar a compensação ambiental, que pode ser de várias formas. O que nós escolhemos para o Carnaval Amazônico foi justamente fazer o plantio de árvores em uma comunidade ribeirinha, levando pro lugar oportunidades através do desenvolvimento de um viveiro de árvores nativas e também geração de renda para a população local. Nós esperamos que através desta ação haja uma conscientização da comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente",

explicou a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

 Ambiental

Paralelamente a isso, o Carnaval Amazônico busca ser um projeto com responsabilidade ambiental através da compensação de carbono.

Na prática, funciona assim: durante todo o evento ocorrerá movimentação de pessoas, realizando ações ou trabalhando na transmissão, que vão se locomover por carros, utilizar a energia elétrica do evento e até mesmo utilizar impressoras para distribuir folders informativos.

Depois disso, um inventário de compensação de carbono vai realizar o cálculo de compensação de carbono e essa compensação vem em forma de plantio de mudas. 

"A compensação é feita através de um plantio dentro de uma reserva de proteção ambiental. A partir daí, nós recebemos um selo de CO2 neutro e também o certificado de que esse projeto é um projeto com responsabilidade socioambiental", pontuou Marcya.

Vale ressaltar que essas ações ocorrem no decorrer do Carnaval Amazônico, porém, ao longo  do ano, a FRAM tem a meta de que todos os seus eventos sejam sustentáveis.

"A FRAM em 2024, assume o compromisso junto aos seus pilares de ESG a fazer compensação ambiental de todos os seus projetos. Hoje, é mandatório que todos os projetos, nós tenhamos as ações de carbono neutralizado. É importante entender que nós estamos na região amazônica e precisamos ser os primeiros a dar o exemplo e através dessa boa prática incentivar que outros sigam na mesma linha",

finalizou Marcya Lira.

Carnaval amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre FRAMEspecial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/