Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 13 Julho 2020
chatbot-health-tech

Professores da rede pública do Amazonas criam biblioteca escolar virtual para levar literatura às crianças

Professores-da-rede-estadual-criam-biblioteca-escolar-virtual-para-levar-literatura-s-crianas

Já imaginou um projeto que leva obras literárias às crianças por meio do WhatsApp? Um grupo de professoras da rede estadual, sim. O objetivo do projeto Biblioteca Escolar Virtual é aproximar os alunos do 1º ao 5º ano de livros infantis e infanto-juvenis para desenvolver o interesse pela leitura, além dos livros didáticos.

As professoras atuam na área da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, que envolve escolas das zonas sul e centro-sul de Manaus. A coordenadora adjunta do anos iniciais da CDE1, Sandra Regina Vieira, explica que as profissionais se preocuparam em levar leitura aos estudantes para incentivá-los neste período de pandemia e o aplicativo mensagens foi escolhido devido ao grande número de usuários e por ser mais fácil de os pais que não têm redes sociais acompanharem. Os conteúdos serão enviados nos grupos de pais e professores.


"Nós sabemos que quanto mais trabalharmos com a leitura, mais incentivamos, mais leitores teremos. Muitos desses alunos têm esse suporte apenas dentro da escola e quanto mais perto ficarmos, melhor será para eles mesmos. Os trabalhos serão divertidos, nada extenso, leituras curtas para prender mesmo e chamar a atenção deles", diz Vieira.

O projeto vai funcionar nas segundas, quartas e sextas, tendo início na quarta-feira (03/06). Pela manhã, os responsáveis pelos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos vão receber o conteúdo do livros para lerem, bem como vídeos e áudios das professoras lendo as histórias e questionando algo sobre o que o livro conta. No período da tarde, será a vez dos alunos dos 4º e 5º anos.


A coordenadora diz que a interação vai ocorrer, principalmente, quando os alunos enviarem de volta áudios ou vídeos lendo os livros e respondendo às indagações. "Quando eles respondem essas perguntinhas sobre a parte que ele mais gostou, o personagem, é que a gente vai saber se ele participou e aproveitou", diz.

As 35 escolas abrangidas pelo projeto Biblioteca Escola Virtual são as do CDE1, que compreende a área central e sul de Manaus. Além delas, as escolas de educação especial Augusto Carneiro e Manoel Marçal também estão incluídas. Para este público, os conteúdos serão adaptados para as necessidades dos alunos. No total, o projeto deve alcançar 4.057 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection