Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Como games podem nos ensinar sobre o meio ambiente

Foto: Unsplash

A capacidade de games de fazer com que desenvolvamos determinadas habilidades não é nova. Não é incomum conhecermos pessoas que aprenderam mais sobre história ao jogar títulos da série Age of Empires ou até mesmo aqueles que conseguiram desenvolver uma maior capacidade matemática ao jogar Monopoly.

É na prática, ou seja, jogando, que aprendemos a desenvolver e implementar estratégias para games bastante famosos, como o poker, por exemplo. A forma como pensamos para criar tais estratégias pode ainda nos ajudar em diversos outros aspectos da vida, como no uso do raciocínio lógico. Da mesma maneira, jogos de RPG como os das séries Final Fantasy e The Witcher podem auxiliar no aprendizado de uma língua estrangeira, sobretudo o inglês, já que a maioria dos jogos estão disponíveis nesse idioma.

E como hoje em dia a demanda por todo tipo de games cresceu, é possível encontrar diversos jogos que podem divertir e conscientizar ao mesmo tempo. 

Educação divertida

Atualmente existem muitos portais e aplicativos que podem entreter as crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente. O site Escola Games, por exemplo, possui jogos como o Coleta Seletiva, em que o jogador aprende a separar devidamente os resíduos e se torna o vencedor ao acertar quais objetos devem ser jogados nas latas certas.

Sites como o Escola Games não são incomuns e muitos desses jogos dão tanto importância para o ensinamento quanto para o entretenimento das crianças. Assim como já ocorre com livros e filmes, a diversão e a educação se unem.

Para além dos sites brasileiros, é possível encontrar diversos games em apps que podem proporcionar uma diversão ainda maior. É o caso de jogos como Earth Day Carol e Recycle City, onde o jogador pode viver uma verdadeira aventura para salvar o mundo de perigos como a poluição e o aquecimento global.

O meio ambiente em diversos aspectos

Foto: Unsplash

Engana-se quem pensa que os jogos que podem nos ensinar alguma coisa sobre o meio ambiente são feitos apenas para crianças. É claro que nem todos os games que abordam esse tipo de temática falam diretamente sobre a preservação ou têm um fundo educacional. Da mesma forma que um dos efeitos da prática do poker pode ser o desenvolvimento do raciocínio lógico, diversos títulos de jogos famosos podem nos conscientizar sobre o meio ambiente.

Títulos muito conhecidos de consoles como Playstation 4 e Xbox One, como The Long Dark, por exemplo, expõem diversas situações em que o jogador entra em contato com a natureza e presencia as dificuldades e as consequências de um mundo onde é necessário sobreviver apenas com recursos feitos por si mesmo.

Para quem busca uma mensagem mais direta em um game que pode ser jogado tanto por crianças quanto por adultos, o simulador Zoo Tycoon te coloca na pele de um administrador de zoológico que precisa lidar com a preservação de animais, sua reprodução em cativeiro e entender em que condições cada um deles vive.

O jogo, além de ensinar sobre as espécies de maneira divertida, também toca em questões como a coleta de lixo e o desperdício de alimentos. Tudo isso tem impacto na gestão do zoológico, uma vez que uma gestão não tão eficaz pode afetar o número de visitantes, o orçamento e até mesmo a facilidade dos animais.

É claro que nem todo game tem o objetivo de ensinar ou educar. Muitos deles têm como maior função o entretenimento, mas isso não significa que não é possível tirar lições importantes e que podem ser levadas para diversos aspectos da vida. Da mesma maneira que ocorre com filmes em que a mensagem está no subtexto, isso também acontece com frequência nos jogos.

Seja dentro de um contexto educativo ou até mesmo na mensagem carregada internamente por personagens de um game, a verdade é que a questão ambiental faz parte das nossas vidas em todas as esferas. Talvez por isso, cada vez mais sites, apps e títulos famosos de jogos abordem essa questão, cada um à sua maneira, mas sempre com o tema em evidência. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/