Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Com mil participantes, Jungle Runners tem vencedores de Roraima e Rondônia

MANAUS - Aventura, desafios e muita diversão. Esta foi a quarta edição do Desafio Jungle Runners, que aconteceu no Complexo Paraíso D'Ângelo, em Manacapuru. Disputas de mountain bike, corrida pedestre e duatlo agitaram a maior competição cross country da Região Norte. O evento foi transmitido pelo canal Amazon Sat e pelo Portal Amazônia.
Mountain bike foi uma das atrações do Jungle Runners. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Com mil participantes, a competição atingiu seu recorde de inscritos. "Me sinto realizado. Esse é o único evento cross country que sobrevive no Estado e já está entre os grandes de mountain bike e pedestre", comemorou o organizador Alan D'Ângelo. "Peço que os empresários olhem com mais carinho para esse evento que traz vários turistas para a cidade", completou.
No mountain bike, a vitória ficou com o roraimense Henrique Prado, que completou os oito quilômetros em 25 minutos e 40 segundos. "Fiquei sabendo da prova e vim conhecer como era. Não imaginava que a prova seria tão dura assim. Pela quliometragem achei que seria uma prova mais light, mas é difícil atravessar igarapé, o percurso dentro da mata", relatou o vencedor.
Henrique Prado, de Roraima, subiu no topo do pódio no mountain bike masculino. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Representando a equipe Paradise Bike Shop, de Boa Vista, Henrique se mostrou surpreso com a vitória. "Não sabia como era o percurso. Errei o caminho duas vezes, mas deu tempo de recuperar e sair campeão. Fiquei surpreso, mas competi pra tentar ganhar e se Deus quiser estaremos aqui de novo no ano que vem".[[galeria
O pódio do mountain bike masculino foi completado por Cleyton Verdan, em segundo, e Samuel Vitor, de apenas 17 anos, em terceiro. No feminino a campeã foi Adriana da Silva (43 minutos e 20 segundos), com Fabiula Pinedo em segundo e Caroline Marques completando o pódio.
Adriana da Silva venceu o mountain bike entre as mulheres. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Na corrida pedestre, o título no masculino ficou com o rondoniense Juarez Silva, que completou o percurso em 27 minutos e 55 segundos. Atualmente em Manaus, Juarez corre pela União dos Corredores de Rua (UCR).
"É uma prova muito bem organizada. Estava confiante na vitória, é difícil saber se vai ganhar, mas fiz uma preparação bem específica. Tinham vários desafios como o igarapé, tronco de árvore pra pular, mas abri distância pros adversários e saí campeão", contou o vencedor ao Portal Amazônia.
Juarez Silva, do interior de Rondônia, levou a melhor na corrida pedestre. Foto: Gabriel Seixas/Portal AmazôniaO rondoniense de Nova Brasilândia D'Oeste desbancou Dionísio Cosme, companheiro de equipe e figura conhecida nas provas de corrida em Manaus. O pódio foi completado por Jean de Sousa, Wemerson Ribeiro e Edemir dos Santos.
Por sinal, foi na prova masculina que aconteceu o maior ato de fair play do evento. Jean era o terceiro colocado com larga distância, mas se perdeu na trilha e retornou na quarta posição. Em ato de solidariedade, Wemerson Ribeiro, que havia ultrapassado Jean em virtude do erro, deixou o colega passar à frente próximo da linha de chegada e ficar com a terceira posição.
No feminino, a vitória ficou com Franciane dos Santos, que fechou o percurso em 34 minutos e 19 segundos. Márcia da Silva, Ciranildes Santos, Élida Cordeiro e Márcia Borges, de 46 anos, completaram o pódio.
Pódio da corrida pedestre no naipe feminino. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Superação
Uma das atrações da prova foi o cadeirante Jayme David. Ao completar a prova pelo segundo ano consecutivo, ele prova que pessoas com deficiência também podem fazer parte da festa. "Sou cadeirante, mas em vez de estar em casa dormindo, eu tô aqui me superando. O importante é fazer exercício, independente da limitação. Pra mim, a maior limitação que existe é a mente".
Cadeirante Jayme David superou limites no Jungle Runners. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
Após cerca de duas horas, Jayme completou o percurso e foi extremamente festejado pelos companheiros de equipe. "Consegui me superar mais uma vez e, sem eles, eu não conseguiria".
Estreia
Entre os diversos grupos de corrida que participaram do Jungle Runners estava o Manacá Night Runners, que fez sua estreia em competições oficiais. Este é o segundo grupo de corrida a ser fundado no município de Manacapuru e contou com 15 participantes no evento.
Grupo Manacá Night Runners estreou em competições oficiais. Foto: Gabriel Seixas/Portal Amazônia
"Futuramente vamos agregar cada cez mais pessoas. Manacapuru é uma cidade onde as pessoas gostam de se exercitar e a gente vai dar essa contribuição", contou o coordenador do grupo, Evaldo Araújo. Como o nome sugere, o grupo dos manacapuruenses treina apenas no período da noite.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/