Mais de 120 imigrantes venezuelanos são transferidos para SP e RS
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou que 122 pessoas foram transferidas de Roraima e levadas em voos para o Rio Grande do Sul (40 venezuelanos para a cidade de Cachoeirinha e 52 para o município de Chapada) e para
Redação | Atualizado
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou que 122 pessoas foram transferidas de Roraima e levadas em voos para o Rio Grande do Sul (40 venezuelanos para a cidade de Cachoeirinha e 52 para o município de Chapada) e para São Paulo (30 venezuelanos) nesta quinta-feira (27). As informações são da Agência Brasil.
Foto:Reprodução/Rede Amazônica
No total, o projeto de interiorização já transferiu 2.328 venezuelanos migrados para vários estados.
A interiorização busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros estados.
Segundo o Acnur, os imigrantes que participam do projeto devem aceitar, voluntariamente, a remoção.
Eles são vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil, inclusive com Cadastro de Pessoas Físicas - CPF - e carteira de trabalho.
A iniciativa conta com apoio do Acnur, da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pndu).
Para aderir à interiorização, o Acnur identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes.
O órgão garante que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida.
Apoio
A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.
O Unfpa promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional.
O Pnud trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.
Reuniões prévias do governo e da Organização das Nações Unidas com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da língua portuguesa e cursos profissionalizantes.
saiba mais
Manaus recebe mais 20 imigrantes venezuelanos transferidos de Roraima
Mais de 100 imigrantes venezuelanos são repatriados em Roraima
Nesta terça-feira 180 imigrantes venezuelanos chegam a Manaus
Governo descarta uso de senhas na fronteira com a Venezuela
Governo estuda adotar senhas para limitar entrada de venezuelanos
Médicos e enfermeiros voluntários já estão em Roraima para atender imigrantes
Equador abre 'corredor humanitário' para receber imigrantes venezuelanos
Sem passaporte, venezuelanos enfrentam caminhadas para ter refúgio
ONU cobra apoio de países a imigrantes venezuelanos
Após conflitos em Pacaraima, ruas e comércio estão vazios
Em artigo de opinião publicado no site ECOA, o cientista Lucas Ferrante contestou a versão do governo do Amazonas e afirmou que a fumaça era proveniente de queimadas em municípios da área de influênci
O dispositivo pode ser utilizado para coleta em profundidade de efluentes hospitalares, industriais, em água de rios, pluviais, poços de água, entre outros.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/
Comentários: