Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Fevereiro 2023

Os Yanomamis e a Guerra contra os garimpeiros: Saiba tudo o que está acontecendo na maior Terra Indígena do Brasil

Denúncias, exploração sexual de crianças e mulheres indígenas, contaminação de mercúrio e desnutrição são uma das problemáticas enfrentadas devido a exploração ilegal na região 

Hoje é dia de feira

A Feira tem como objetivo principal comercializar a produção do artesanato local que está exposta aos visitantes em suas diversas lojas.

Mais de 2 mil indígenas celebram 50 anos de história do Conselho Indígena de Roraima

Em um evento fechado, realizado entre 16 e 19 de janeiro, os grupos se reuniram na Terra Indígena Raposa Serra do Sol para relembrar e construir novos passos na história da organização.

3 opções de lazer para curtir em Boa Vista durante as férias

Algumas opções são para curtir com os amigos e a família, seja durante as férias, um feriado e mesmo apenas no fim de semana.

Nova presidente da Funai afirma que retirar garimpeiros da Terra Yanomami é uma das prioridades

Medida é para dar segurança aos indígenas. Joenia Wapichana também disse que vai trabalhar para que os processos de demarcação dos territórios sejam retomados. 

"Quero manter essa identidade, essa autoafirmação indígena em todo canto que eu for", afirma miss indígena

Letícia Santos, de 20 anos, é do povo Macuxi e foi eleita segunda miss indígena de Boa Vista. A jovem planeja ser Miss Roraima Indígena, posto ocupado atualmente por Mari Wapichana.

Ilustrador paraense é autor de artes para série sobre mistério e alienígenas em plataforma de streaming

O artista Will Cavalcante, de 28 anos, que vive em Roraima há oito anos, afirma que foi escolhido para o trabalho do Globoplay por fazer ilustrações inspiradas na Amazônia. O podcast 'Eles Estão Aqui' estreia em 2023.

Da pedra pintada ao grafite

Antes, giz de pedra. Agora, lata de tinta. A preferência pelo signo e pelo significado, pelo símbolo e pelo simbólico. A pedra como suporte estável da arte. O muro como suporte efêmero da arte.

Conheça atrativos turísticos para se aventurar em Alto Alegre, em Roraima

Município integra as regiões turísticas de Roraima e Savana Amazônica.

Comissão aprova relatório sobre violações de direitos humanos de indígenas da Terra Yanomami

Os parlamentares apresentaram oito propostas para frear a desnutrição e a dizimação do povo Yanomami, como elaboração de minuta de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca evidenciar os direitos que a Constituição Federal já garante.

Festival do Beijú: corrida com tora e outros jogos tradicionais indígenas reúnem comunidades em Roraima

O objetivo do festival é fortalecer a cultura dos povos Wapichana e Macuxi da região Serra da Lua e conta com uma vasta programação com disputas de competições tradicionais indígenas.

Reconhecimento: damurida e paçoca se tornam patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista

Os dois pratos são tradicionais e de origem indígena. A sanção que oficializa os pratos como patrimônios ocorreu no dia 23 de novembro.

De Tim Maia à Frank Sinatra, ruas de cidade roraimense homenageiam grandes nomes da música

Em Santa Cecília as ruas levam o nome de músicos nacionais e internacionais. A única Avenida da cidade é chamada de Renato Russo.

Mulheres indígenas trocam experiências sobre cultura das panelas de barro

Encontro entre indígenas de Roraima e do Mato Grosso do Sul aconteceu na Comunidade Indígena Raposa I, na Terra indígena Raposa Serra do Sol, no Norte de Roraima. 

Restrição de entrada em terra de indígenas isolados em Roraima é prorrogada por tempo indeterminado

A região onde está a Terra Indígena Pirititi sofre ameaças de invasão e degradação por grileiros, colonos e madeireiros que exploram nos limites da reserva, de acordo com a Funai.

Aprenda a receita da famosa paçoca de Roraima

A iguaria, diferente da paçoca doce, feita de amendoim, é salgada e feita à base de carne seca e farinha de mandioca.

Feijões orgânicos: produção de agricultores indígenas em Roraima ganha destaque na Expoferr

Feijões e outros produtos são cultivados em montanhas a 1.400 metros de altitude, em Uiramutã. 

Estudantes expõem mais de 100 abelhas na Expoferr 2022

Na sede da Eagro, no campus Murupu, localizado na BR-174, os estudantes da Escola Agrotécnica da UFRR têm acesso ao apiário, um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas.

Produção de peixes ganha visibilidade na Feira da Expoferr

Apresentada durante a maior feira de agricultura de Roraima, a aquicultura no estado é muito favorável devido a disponibilidade de recursos hídrico, clima favorável, mão de obra e cresce demanda no mercado internamente

Tríplice fronteira busca estreitar laços econômicos na Expoferr 2022 em Roraima

Um pavilhão estratégico foi montado destacando tecnologia, inovação, gastronomia, cultura, turismo, produção e serviços originais entre Brasil, Venezuela e Guiana.