Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Defesa pode deslocar militares para conter onda de violência no Maranhão

Defesa pode deslocar militares para conter onda de violência no Maranhão
Reunião entre o governador do Maranhão e os ministros Gilmar Mendes e Raul Jungmann Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Por causa dos ataques a locais de votação em cidades do Maranhão, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse neste sábado (1º) que o governo federal pode deslocar militares que estão no Pará e no Piauí para reforçar a segurança das eleições no estado. Jungmann e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, estiveram hoje em São Luís e se reuniram com o governador do Maranhão, Flávio Dino, e outras autoridades.
“A pedido do TSE estamos com efetivo de cerca de 1,3 mil militares aqui no Maranhão. Temos força reserva que pode ser deslocada se necessário. Assim, asseguro que as eleições ocorrerão com tranquilidade”, disse Jungmann, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa.

Gilmar Mendes disse que a Justiça Eleitoral conta com as Forças Armadas para garantir o bom andamento das eleições deste domingo (2) no Maranhão e em todo o país. “Estamos aqui para dizer que as eleições ocorrerão normais aqui em São Luís, como nos demais estados. As Forças Armadas estão aí para dar resposta, se for necessário.” A pedido do TSE, cerca de 25 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica irão atuar em 488 localidades de 16 estados.

73 suspeitos presos

De acordo com o Governo do Maranhão, desde o início dos ataques, foram realizadas 73 prisões de envolvidos nos ataques criminosos, dos quais 23 detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, suspeitos de comandarem as ações foram transferidos na manhã deste sábado (1º) para o Presídio Federal de Mossoró-RN.

Em visita de cortesia ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o governador Flávio Dino destacou que, sob o comando da Justiça Eleitoral, existe a segurança de que as eleições estão sendo bem coordenadas. “Vim reiterar a disponibilidade plena das forças de segurança do Estado, assim como os demais servidores públicos para colaborar com a Justiça Eleitoral nesse momento, em que há uma grande exigência porque são múltiplas tarefas, especialmente, claro, com esse desafio atinente a temática da segurança”, destacou o governador.

Ataques

Pelo menos três escolas onde haveria votação neste domingo no Maranhão sofreram ações de bandidos na madrugada deste sábado (1º). O vandalismo ocorreu em seções eleitorais na região metropolitana de São Luís e em São José de Ribamar. Duas escolas foram incendiadas e uma delas sofreu danos, com a queima de material didático e de expediente. As urnas que serão utilizadas nas eleições não estavam no local durante os crimes.

O governador do estado, Flávio Dino, informou que 23 líderes dos ataques, que davam ordens de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, foram identificados e transferidos para outras unidades prisionais.

De acordo com o ministro Raul Jungmann, a pedido do presidente Michel Temer, na próxima semana, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, convocará uma ampla reunião com diversos setores do governo federal para tratar de questões referentes à segurança pública no país.

*Com informações da Agência Brasil

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/