Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Criado posto de vacinação em Pacaraima para atender venezuelanos

Criado posto de vacinação em Pacaraima para atender venezuelanos
Foi montado em Pacaraima, município na fronteira com a Venezuela, um posto de vacinação para atender os imigrantes do país vizinho. A expectativa é que dentro de 30 dias a estrutura evolua para uma barreira sanitária, para um monitoramento mais aprofundado em relação a possíveis agravos que podem adentrar ao Estado de Roraima.

O posto provisório tem estrutura composta por várias esferas do poder público: Ministério da Saúde, Governo do Estado – que disponibilizou material e doses para aplicação das vacinas – Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) e gestão municipal atuam no local. A capacidade de vacinação é de cerca de mil pessoas por dia.

A coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, informou que inicialmente o posto está funcionando provisoriamente com aplicação de vacinas em geral, com enfoque principal no sarampo e febre amarela, doenças com pontos de surto pelo País.

A expectativa, segundo ela, é que esta estrutura evolua para fazer uma espécie de triagem dos estrangeiros que cruzarem a fronteira, verificando pessoas com sintomas de doenças e outras rotinas de vigilância epidemiológica. “Este era um pedido nosso ao governo federal e agora começamos a ser atendidos. Hoje os olhos do Ministério da Saúde estão voltados para Roraima, para impedir que o sarampo se alastre para o restante do país”, explicou a coordenadora.  
Foto: Divulgação / Governo de Roraima
Também em Pacaraima, o Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR) treinou profissionais do Hospital Délio de Oliveira Tupinambá e do posto de saúde do município sobre como realizar a coleta das amostras biológicas em casos suspeitos de sarampo.  A ação já foi realizada em unidades da Capital.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) coordena uma Sala de Situação Migratória, com o envolvimento de dezenas de secretarias de Estado e outras instituições envolvidas no tema. Nela são monitorados não apenas os casos de sarampo, como de outras doenças que também preocupam, como a malária, a febre amarela e a difteria, que também está sendo registrada na Venezuela.

Campanha será realizada nos 15 municípios

Será realizada uma campanha de intensificação vacinal contra o sarampo nos 15 municípios de Roraima, tendo como alvo toda a população de seis meses a 49 anos que ainda não foi vacinada.

Representantes do Ministério da Saúde, Sesau e municípios estão finalizando o plano estratégico para a execução desta campanha.

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, está dando todo apoio técnico sobre aspectos operacionais para realização da campanha vacinal contra o Sarampo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/