Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 24 Junho 2021

Cidades do Pará terão encontros regionais de bibliotecas

Cidades do Pará terão encontros regionais de bibliotecas
A Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e a Fundação Bill & Melinda Gates, vão colocar em prática a segunda fase do projeto 'Tô na Rede', a partir do mês de março. Nos últimos dias 25 e 26 de janeiro, a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, e o secretário executivo do Sistema de Bibliotecas Estaduais, Guilherme Relvas, foram ao instituto, em São Paulo, para dar inicio ao planejamento da ação.

Nessa ocasião ficou definida a execução de um projeto que visa fortalecer a rede de bibliotecas no interior, a partir de encontros regionais entre as bibliotecas públicas, em seis polos do Estado. No fim do ano, o III Encontro Estadual ocorrerá em Belém, arrematando o trabalho de articulação e discussões sobre o papel da biblioteca pública enquanto vetor de fortalecimento da educação e cidadania.

Foto: Reprodução/Agência Pará

O projeto “Tô na Rede” surgiu em 2014, quando a Fundação Bill & Melinda Gates identificou a Biblioteca Pública Arthur Vianna, da FCP, como uma das três bibliotecas no Brasil que poderiam receber investimentos em capacitação tecnológica e mapeamento territorial e de demandas voltado aos funcionários. Os seis grandes encontros regionais de bibliotecas terão ainda oficinas de capacitação, além das discussões e painéis para troca de experiências.

“A biblioteca pública é um espaço de convergência cultural do município que precisa evoluir para ser um espaço dinamizador de informação e cultura. Deixemos de lado o modelo tradicional que tínhamos antes. Esses espaços devem ser vistos e apropriados pelo cidadão para que ele venha a se tornar uma pessoa melhor, capaz de compreender pelo conhecimento e leitura o papel de transformador da sociedade", diz Giselle Arouck.

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 24 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/