Manaus 30º • Nublado
Terça, 07 Mai 2024

Time de Manaus ensina futebol americano em escolas públicas

MANAUS - O Manaus Raptors é uma das novidades do futebol americano do Amazonas para 2016. Fundado em agosto de 2015, os 'Dinossauros do Norte', como já são conhecidos, estão determinados a fazer a diferença no cenário local. Títulos ficam em segundo plano. A grande bandeira do time é um ousado projeto social com o objetivo de levar o futebol americano para as escolas de Manaus.
Futebol americano, educação e trabalho social: a base do Manaus Raptors. Foto: Divulgação/Manaus Raptors
Para isso, a diretoria desenvolveu o projeto social 'Raptors Jr. - Um Touchdown Para a Vida'. O projeto atende crianças de 10 a 15 anos da rede pública de ensino. Inicialmente, o trabalho está sendo realizado em sete escolas do bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
A ideia é utilizar o futebol americano como ferramenta de educação, além de popularizar a modalidade. O trabalho social é algo característico de times norte-americanos, especialmente de modalidades como futebol americano e basquete. "O Manaus Raptors surgiu com uma nova ideologia. A gente não quer chegar no campo e só ser campeão, porque os troféus a gente coloca na estante, enchem de poeira e a gente costuma esquecer até que se ganhe outro", disse o presidente do Raptors, Moisés Bentes, em entrevista à rádio CBN Amazônia. "Está na hora do futebol americano deixar um legado para o Amazonas", completou.

Projeto social do Manaus Raptors já atende 150 crianças. Foto: Divulgação/Manaus Raptors
A diretoria planejava um trabalho com cinco escolas e 70 crianças. Para surpresa de todos, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) cedeu sete escolas - com plano de expansão -, o que já propicia o atendimento de 150 crianças."Eu disse pra entregarem aqueles alunos que estão abaixo da média porque vamos devolvê-los como cidadãos acima da média", garante Bentes. "A gente tem que mostrar pra essas crianças que não é só jogar futebol americano. Temos que usar o esporte como um propulsor para a educação", observou o presidente.
É desta forma que o Manaus Raptors promete causar impacto na primeira temporada. "Esse projeto é o nosso carro-chefe, a menina dos olhos. A gente não tá focado em ganhar campeonato. Queremos mostrar que o futebol americano pode transformar a vida de pessoas", disse Bentes.
Seletiva
Os Dinossauros do Norte realizam um tryout (seletiva) para o time masculino de futebol americano no dia 27 de fevereiro, às 18h30, no campo do Sesi. A seletiva está aberta para pessoas de 17 a 45 anos. As inscrições são realizadas através de um formulário no site oficial do Raptors, com um pagamento simbólico de R$ 5.
Os pré-requisitos para se candidatar à seletiva são mais simples do que muitos imaginam. Altura? Força? Nada disso. "Tem que ter comprometimento e vontade de aprender", resume Moisés Bentes. Em março, o time também vai promover seletivas para os times masculino e feminino de flag football.
O Manaus Raptors já tem alguns jogadores confirmados para a temporada. Um deles é o quarterback Guilherme, com passagem pelo Amazon Black Hawks. Há três anos na modalidade, ele compartilha sua paixão pelo 'football'. "Sempre gostei de esportes de contato. Desde os nove anos pratico artes marciais. Não encontrei espaço no soccer, e como o futebol americano estava começando, fui convidado a participar. Estou gostando bastante. O futebol americano é um esporte muito bom".
Os treinos do Manaus Raptors acontecem no CSU do Parque 10, sempre às terças e quintas-feiras, de 22h à 0h.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/