Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Parque Serra Azul será aberto para peregrinação ao Mirante de Cristo

Parque Serra Azul será aberto para peregrinação ao Mirante de Cristo
Uma parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Barra do Garças permitirá a realização da peregrinação ao Mirante de Cristo, localizado no Parque Estadual Serra Azul (Pesa). O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (14), das 6h às 12h. Como o parque continua interditado, o acesso dos visitantes é permitido exclusivamente por meio da escadaria.

A peregrinação é uma tradição antiga no município. Registros de uma placa de 1984 colocada no Cristo provam a seriedade do momento e sua importância aos fieis da cidade. De acordo com a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, essa é uma oportunidade para as pessoas fazerem suas orações, fortalecendo a espiritualidade.
“O desejo dos cristãos é viver a fé e ter um dia especial de dedicação à Cristo. A reabertura do mirante irá proporcionar esse momento importante”. Cristiane pede a colaboração de todos e alerta que não será permitida a descida até as cachoeiras, nem a entrada de veículos no interior da unidade.
Foto: Divulgação

Durante o evento, a equipe da Sema no município fará a fiscalização e o controle da peregrinação com apoio da Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros, força aérea local, Batalhão de Infantaria Motorizado, Associação dos Amigos dos Animais, do Instituto Ambiental Portal do Roncador e da Brigada Aliança da Terra. “Queremos garantir a segurança de todos para que não haja desvio do objetivo, que é a caminhada até o Cristo”. Em anos anteriores, o público para este evento oscilou entre cinco mil e oito mil pessoas.

Sobre o parque

O Parque Estadual da Serra Azul possuiu 11 mil hectares, no município de Barra do Garças e tem a vegetação de Cerrado. Foi criado como uma das 46 unidades de conservação do estado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. Com a proposta de oferecer mais conforto e segurança às pessoas, a Sema iniciou a reforma da guarita da entrada principal do parque. Em 90 dias, a obra estará finalizada.

A unidade foi fechada entre o fim de agosto e início de setembro de 2014 em razão de uma ação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que o órgão ambiental não tinha condições de manter a conservação do parque para uso público, nem para proteção da biodiversidade. O conselho consultivo não estava em funcionamento, bem como o plano de manejo para o local não estava implantado.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/