Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Nacional 103 anos: cinco histórias curiosas da origem do clube amazonense

MANAUS – O Nacional Futebol Clube completa 103 anos de fundação nesta quarta-feira (13). Maior campeão amazonense, com 43 títulos, o Leão da Vila Municipal possui uma rica história. A começar pela origem do nome 'Nacional', motivada pela política de aceitar apenas jogadores brasileiros em oposição aos clubes de origem inglesa, que foram os precursores do futebol em Manaus. O Nacional nasceu em uma época onde o futebol já estava consolidado como o esporte número 1 no Amazonas.
Nacional é o clube em atividade mais antigo do Amazonas. Foto: Arquivo Pessoal/Gaspar Vieira Neto
Mas não é só isso. Os primórdios do Nacional também guardam histórias curiosas e que são desconhecidas pelo grande público. Em comemoração ao aniversário do clube, o Portal Amazônia lista cinco fatos que vão te surpreender. As informações foram coletadas com Gaspar Vieira Neto, pesquisador da origem do futebol amazonense. Confira:
O primeiro craque
Cícero Costa é tido como o primeiro craque da história do futebol amazonense. O jogador foi um dos fundadores do Nacional e defendeu o Leão de 1913 a 1917, quando foi vendido para o Remo. “Ele era o Pelé do Amazonas em sua época”, disse Gaspar.
Cícero Costa é considerado o primeiro craque da história do futebol amazonense. Foto: Arquivo Pessoal/Gaspar Vieira Neto
Maior goleada
Até pouco tempo, dizia-se que a maior goleada do futebol brasileiro era o emblemático 24 a 0 do Botafogo contra o Mangueira, pelo Campeonato Carioca de 1909. Mas existem registros de que em Manaus, no ano de 1922, o Nacional também venceu pelo mesmo placar: 24 a 0 no Brasil Sport Club pelo Campeonato Amazonense de Futebol. “Tem que botar o Nacional no Guinness também”, brincou Gaspar.
Novos horizontes
O Nacional foi o primeiro clube do Amazonas a jogar fora do Estado. Após conquistar o tetracampeonato amazonense, o Leão foi convidado para jogar contra o Paysandu em Belém. Perante um grande público, o Nacional foi derrotado por 5 a 2.
Precursor do gol de bicicleta
Leônidas da Silva é considerado o 'inventor' do gol de bicicleta no futebol brasileiro. O que muitos não sabem é que, dez anos antes do 'Diamante Negro', um jogador do Nacional já fazia gols de bicicleta: Marcolino, em 1918. À época, o tento foi denominado como 'gol de cambalhota'.
Goleiro na guerra
A história mais curiosa ficou por último. Um dos primeiros goleiros da história do Nacional, Antônio Craveiro foi chamado para participar da Primeira Guerra Mundial. Por lá, o arqueiro chegou a jogar por um time da França e se tornou no primeiro amazonense a atuar no futebol europeu. Em seu retorno a Manaus, Craveiro trouxe consigo os utensílios de um goleiro que ninguém conhecia na cidade: tornozeleira, luvas e capacete de proteção. A indumentária fazia de Craveiro uma verdadeira atração nos jogos no Bosque Municipal, pois ninguém havia visto tais materiais no futebol local.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/