Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Ídolo da luta olímpica quer aprimorar wrestling de amazonenses do MMA

MANAUS - O wrestling, conhecido como a arte da derrubada, é cada vez mais imprescindível no MMA. Não é à toa que lutadores como Chris Weidman, Jon Jones e Cain Velásquez, oriundos do wrestling, se destacam no UFC. No Amazonas, a situação é diferente. Pela força e tradição do jiu-jítsu, praticamente todos os lutadores saem da 'arte suave' para os octógonos. Isto tem uma consequência: o wrestling fica em segundo plano.
Waldeci Silva (à dir.) ensina segredos do wrestling para amazonenses do MMA. Foto: Divulgação/Emanuel Mendes Siqueira
Waldeci Silva percebeu este nicho. O maior nome da luta olímpica do Amazonas decidiu formar uma equipe de MMA com um trabalho específico de wrestling. A iniciativa promete revelar novos talentos nas lutas mistas do Estado. Atualmente, Waldeci trabalha com oito garotos na Deo Academy, no bairro Santo Antônio. Nomes consagrados como Alexandre Capitão e Robert Pato também aprimoram o wrestling com o treinador.
"A gente resolveu abraçar essa ideia junto para que a gente formasse uma equipe de MMA no Amazonas do zero. O Willian [Ricartes] trabalha com a parte do kickboxing e do boxe e eu entro com a parte de grappling, voltada para o wrestling", contou Waldeci ao canal Amazon Sat. É mais uma oportunidade de trabalho, a gente nunca pode dispensar", disparou.
Waldeci admite que grande parte dos lutadores amazonenses ainda peca na parte do wrestling nas lutas mistas. "A deficiência de muitos é a parte de queda, tanto de defesa quanto pra derrubar. Quem tá chegando com a gente tá melhorando essa deficiência, quem não tiver infelizmente vai ficar sem aprender".
Grandes nomes do MMA amazonense já treinaram wrestling com Waldeci, como Adriano Martins e Allan Nuguette, ambos do UFC. Isto não aconteceu à toa. "Eles viram que os números falavam por si só. Fora do Brasil, eles observaram que os wrestlers estavam se sobressaindo aos brasileiros, principalmente os do jiu-jítsu. Eles abriram os olhos e resolveram me procurar", disse Waldeci Silva.Pupilos
O amazonense Alexandre Capitão vai disputar o cinturão do World Series of Fighting (WSOF) no dia 18 de dezembro. Atualmente em Manaus, ele treina na Deo Academy com Waldeci para aprimorar ainda mais o wrestling. "Se não fossem as técnicas que eu aprendi com ele na luta olímpica, eu não seria o cara que consigo me desenvolver bem no MMA hoje".
Robert Pato, outro amazonense do WSOF, também treina wrestling com Waldeci Silva. Ele valoriza a importância da técnica da derrubada. "Serve para não se desgastar, derrubar [o adversário] no momento certo. Se derrubar de qualquer jeito, sem saber a técnica, você acaba cansando. Pode até conseguir no primeiro minuto, mas no segundo já vai estar cansado, então não vai aplicar direito a queda".
Um dos novos lutadores 'doutrinados' por Waldeci é Salenco Steel, de apenas 20 anos. Além dele, outros sete jovens sem qualquer luta profissional no MMA aguardam uma chance de brilhar no octógono. "É de suma importância um atleta saber derrubar. Saber usar técnica, sem utilizar aquela força excessiva pra não se desgastar durante a luta. A gente diz que o wrestling é um atalho".* Com informações do Amazon Sat

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/