Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Guimarães Rosa é homenageado na Semana do Livro 2019, em Manaus; confira programação

Uma semana de intensa programação acadêmica cultural promete movimentar estudantes, professores e interessados em literatura de um modo geral para lembrar as várias facetas de Guimarães Rosa: contista, novelista, romancista e diplomata. O autor brasileiro é o tema da 3ª edição da Semana do Livro, evento realizado pela Prefeitura de Manaus em parceria com instituições de Ensino Superior de Manaus em alusão ao Dia Mundial do Livro, celebrado na data estipulada pela Unesco, dia 23 de abril.



O evento inicia nesta segunda-feira (22), às 14h, no Les Artistes Café Teatro, e segue até sexta-feira (26), em mais quatro locais diferentes com programação simultânea na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Casarão de Ideias.



“A Semana do Livro nasceu com o propósito de trazer a literatura para o dia a dia da cidade. Hoje ele cresceu e tornou-se único no propósito de reunir várias instituições, voltado às várias dimensões da literatura”, afirmou o coordenador do Museu da Cidade, Leonardo Novellino.


Para o professor da UEA, Jhon Weiner de Castro, responsável pelas apresentações teatrais junto com os alunos do Grupo Teatro Experimental da UEA (TEU), promover uma semana dedicada a um autor ajuda a aproximar a sociedade desse universo literário. “Quando você tem um seminário, uma apresentação teatral, um evento falando sobre aquilo é mais uma possibilidade de entrar em contato, despertar interesse e o diferencial são os encontros em locais diferentes, envolvendo instituições diferentes, o que reverbera o ano todo. Ainda hoje tem gente que me procura para falar sobre o Shakespeare, que foi o autor homenageado ano passado”, afirmou.

Foto: Divulgação

O professor da UEA, João Fernandes, proprietário do Casarão de Ideias, ressalta que aproximar a literatura dos grandes clássicos do contexto da juventude, possibilita novos lugares e releituras desse universo. Exemplo disso é a exposição de desenhos “Guimarães: Rosa e Espinho” que ficará aberta à visitação no Casarão de Ideias, realizada pelo Ateliê e Escola House 137, com curadoria de Óscar Ramos (Museu da Cidade). “Ampliar as linguagens também é algo maravilhoso e, para nós, receber a exposição com desenhos, agrega novas possibilidades de apreciação da arte, tão necessária nos dias atuais”, disse.



O professor doutor Paulo Emílio Matos Martins, da Universidade Federal Fluminense, é o convidado deste ano que abordará o tema “A reinvenção do sertão”; durante o Seminário de abertura. Participam da mesa os professores doutores Daniel Cavalcanti Atroch (Uninorte), que falará sobre “O caráter não confiável do narrador de Grande Sertão: Veredas”; e José Seráfico (Ufam), com o tema “Um facínora compadecido”. O Coro de Câmara da UFAM realiza o encerramento juntamente com o lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do professor doutor Paulo Emílio. 



Estudioso da cultura popular brasileira, Guimarães Rosa direcionou suas obras pela exploração do universo do sertão brasileiro, com ênfase nos temas nacionais, marcado pelo regionalismo e mediado por uma linguagem inovadora, com invenções linguísticas, arcaísmo, palavras populares e neologismos. O livro “Grande Sertão: Veredas”, publicado em 1956 e traduzido para diversas línguas, é uma das expressões artísticas mais conhecidas do autor.



Programação completa



22/04 (segunda-feira)

Les Artistes Café Teatro

Endereço: Av. Sete de Setembro, 377, Centro

14h – Apresentação teatral “Famigerado”, do livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa, com os atores Jean Palladino (UEA) e Leonardo Novellino (Museu da Cidade) e direção de Jhon Weiner de Castro (UEA)

14h30 – Seminário “Dia Mundial do Livro – Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A reinvenção do sertão”; Dr. Daniel Cavalcanti Atroch (Uninorte), em “O caráter não confiável do narrador de Grande Sertão: Veredas”; e José Seráfico (Ufam), em “Um facínora compadecido”

17h – Encerramento com o Coro de Câmara da UFAM, interpretando “Missa Festiva” (Kyrie, Glória e Sanctus), “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Dia Branco” e “Suíte Amazônida”

17h30 – Lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio

UEA – Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA)

Endereço: Av. Leonardo Malcher, 1141, Centro (entre Getúlio Vargas e Tapajós)

19h – Seminário “Dia Mundial do Livro – Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A reinvenção do sertão”; José Seráfico (Ufam), em “Uma leitura de Grande Sertão: Veredas”; e recepção de Ranniery Mazzilly (UEA)

21h – Encerramento e lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio

Ufam

Endereço: Cine Vídeo da UFAM – Auditório Rio Negro – IFCH – Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

14h – Exibição de “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, de Roberto Santos (1965), com comentários do Prof. Fernando Scheibe (Ufam/Flet);

23/04 (terça-feira)

Uninorte

Endereço: Uninorte (unidade 6)Av. Joaquim Nabuco, 1469 – Centro

8h às 11h – Exposição acerca da vida e obra de Guimarães Rosa (Sala temática)

16h – Cinema em Letras: A 3ª Margem do Rio (baseado no livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa)

17h40 – Análise Fílmica, com Prof. Dr. Daniel Atroch e alunos do 3º e 5º períodos do curso de Letras

18h40 – Abertura, com Prof.ª Dr.ª Lúcia Inês Freire de Oliveira (coordenadora do Curso de Letras)

19h – Apresentação musical: Língua Portuguesa e Língua Inglesa

19h20 – Peça teatral “Guimarães: vida e obra”

19h50 – Mesa-redonda “Guimarães Rosa”, com os professores Dr. Daniel Cavalcanti Atroch (Uninorte), em “O caráter não confiável do narrador de Grande Sertão: Veredas”; Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A Reinvenção do Sertão”; José Seráfico (Ufam), em “Um facínora compadecido”; e mediação de Dra. Francisca de Lourdes Louro

21h20 – Encerramento, com lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio

24/04 (quarta-feira)

Ufam

Endereço: Auditório Rio Javari – Faculdade de Tecnologia – Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

10h às 10h30 – Abertura das atividades;

10h30 às 11h30 – Mesa inicial, com Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins (Universidade Federal Fluminense), em “A Reinvenção do Sertão”; e Prof. José Seráfico, em “Uma leitura de Grande Sertão: Veredas”

11h30 às 12h – Lançamento, venda e assinatura do livro “A Reinvenção do Sertão”, do Prof. Dr. Paulo Emílio

14h às 15h – 2ª mesa, com Prof. Me. Zé Maria Pinto, em “De Augusto a Matraga, a redenção a porrete”; e Prof.ª Drª Renata Rolon, em “Guimarães Rosa e Mia Couto: o real e o imaginário na composição dos universos diegéticos”

15h30 às 17h – 3ª mesa, com Prof. Dr. Carlos Antônio Magalhães Guedelha, em “Ludismo e crítica no zoo: metáforas zoológicas em crônicas de Guimarães Rosa”; Prof.ª Me. Maria Sebastiana de Morais Guedes, em “Uma leitura do conto ‘Desenredo’”

17h30 às 18h – Apresentação do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam, interpretando “Missa Festiva” (Kyrie, Glória e Sanctus), “Pela Luz dos Olhos Teus”, “Dia Branco” e “Suíte Amazônida”

18h30 às 20h – 4ª mesa, com Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, em “Temas clássicos e erotismo em ‘Corpo de Baile’”; e Prof. Dr. Fernando Scheibe, em “Livros do Tamanho do Mundo: Rosa e o Demônio da Ficção”

25/04 (quinta-feira)

UEA

Endereço: Miniauditório da Escola de Artes e Turismo (ESAT/UEA), 4º andar – Av. Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14 de Janeiro

8h30 às 12h – Oficina: “Veredas do Livro: uma introdução ao trabalho de edição”, com Jamerson Eduardo Reis, editor na Editora UEA

14h às 16h – Atividade 2, com Prof. José Seráfico (Ufam), em “Tributo a Guimarães Rosa”; Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger (UEA), em “O mito de Fausto nos Sertões de Rosa”; Prof. Dr. Allison Leão (UEA), em “Reencantar a palavra: travessia da linguagem em Grande Sertão: Veredas”; e mediação de Jamerson Eduardo Reis

16h20 – Leitura de Poesias “A Vida no Sertão e nas Veredas”, de José Seráfico, com atores convidados

26/04 (sexta-feira)

Ufam

Endereço: Cine Vídeo da Ufam – Auditório Rio Negro – IFCH Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão – Coroado

14h – Exibição de “Meus Dois Amores”, de Luiz Henrique Rios (2012), com comentários do Prof. Carlos Guedelha (Flet)

Museu da Cidade

Endereço: Escadarias do Museu da CidadeRua Gabriel Salgado, s/n, Centro

15h – Apresentação teatral “Sorôco, sua mãe, sua filha”, do livro “Primeiras Estórias”, de Guimarães Rosa, com o Grupo TEU (Curso de Teatro da UEA) e Quarteto de Trombones (Curso de Música UEA)

16h – Cortejo dos atores para o Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, 377, Centro) para uma roda de conversa mediada pelos professores Jhon Wainer de Castro (UEA), José Seráfico (Ufam), em “Vagão e Vagas da Insanidade”, e Jamerson Eduardo Reis (UEA)

Casarão de Ideias

Endereço: Rua Barroso, 279, Centro

19h – Abertura da exposição de desenhos “Guimarães: Rosa e Espinho”, pelo Ateliê e Escola House 137, com curadoria de Óscar Ramos (Museu da Cidade) e coordenação do Prof. João Fernandes (UEA). Na oportunidade, os artistas da House 137, professores e o público em geral, são convidados a falar de suas inspirações nas artes visuais e do universo de Guimarães Rosa

Veja mais notícias sobre Sem categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/