Paraenses criam vatapá em pó e instantâneo com preparo em 10 minutos; confira

O tradicional tem o sabor camarão, mas o vatapá instantâneo também pode ser encontrado no sabor frango

Quem nunca comeu um macarrão instantâneo de preparo em 3 minutos? Conhecido por miojo, lámen ou ainda nissin, a massa é comum nas dispensas das casas das pessoas, tendo o preparo rápido como o grande atrativo, pois em poucos minutos se tem uma refeição saborosa.

Como proposta de uma disciplina da universidade, os paraenses Fábio e Sthefanny Pavão resolveram investir em algo inovador e criaram o vatapá em pó e instantâneo, parecido com o a ideia do miojo, onde os ingredientes, que estão em pó são misturados à água quente, e em poucos minutos, é finalizado um dos pratos típicos da culinária do norte e nordeste do país: o vatapá, indispensável nas principais festas e celebrações paraenses.

Foto: Divulgação 

 

“O vatapá instantâneo é produzido naturalmente, sem conservantes, e tem validade de 6 meses. Os ingredientes são em pó, e seguem a receita do vatapá tradicional paraense, que traz o pimentão, tomate, cebola, cheiro-verde (coentro), alho, e o trigo, colorido com o dendê num processo de queimação, além do camarão desidratado”, conta um dos criadores da ideia, Fábio.

 
O tradicional tem o sabor camarão, mas o vatapá instantâneo também pode ser encontrado no sabor frango, e Fábio conta que há novos sabores sendo estudado. “Pretendemos lançar o vatapá apimentado, o de pirarucu, e possivelmente o de bacalhau, além de querermos lançar em porções de consumo individual em copos, e adicionarmos o jambu desidratado nas receitas”, revela.

Foto: Divulgação 

O vatapá instantâneo está disponível em pacotes de 250 gramas, para serem diluídos em 1,5 litro de água, e fervido por 10 minutos, que rende até 7 porções. Por enquanto, o produto está sendo vendido por pequenos comerciantes, principalmente em Belém e região. Em Manaus, é possível comprar com representantes. A média de preço é R$ 20.

“Estamos com o mercado interno ainda. Alguns parceiros mediam nossas vendas, e estamos expandindo. Alguns estados estão recebendo o produto via nossos representantes, e em breve, todo o país vai conhecer nosso produto”, completa Fábio.

Confira um vídeo mostrando o Vatapá Instantâneo pronto.

Os empreendedores ainda estão distribuindo pessoalmente a novidade, com demonstrações principalmente em feiras e congressos na capital do Pará, mas para quem quiser conhecer melhor o produto e fazer pedidos, pode entrar em contato pelo Facebook.

Vatapá em Belém

Ele é facilmente encontrado nos restaurantes do Pará. Em Belém, no setor de comidas do Ver-o-Peso (Centro), nos restaurantes Tomaz Culinária do Pará (Doca), Tacacá da Flávia (bairro Pedreira), Tacacá da Vileta (bairro do Marco) é possível encontrar, além de um excelente vatapá, outras iguarias da culinária paraense, como a maniçoba e o tacacá, que já fisgam as pessoas através do cheiro.

 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade