Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Projeto de Roberto Cidade fortalece inclusão de pessoas com deficiência no Legislativo Estadual

Com o objetivo de promover a inclusão e a acessibilidade dos servidores com deficiência que atuam na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) apresentou o Projeto de Resolução Legislativa nº 6/2024, que assegura aos servidores do Poder Legislativo com deficiência a inclusão dos símbolos internacionais de acessibilidade em seus crachás.

"Essa medida é mais uma contribuição para com as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Ao garantir a presença dos símbolos internacionais de acessibilidade em seus crachás funcionais, nós buscamos fortalecer o compromisso institucional com a igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e a promoção dos direitos humanos de todos os colaboradores", afirmou o presidente da Aleam.

Conforme o PRL, os servidores efetivos e comissionados que queiram fazer a inclusão dos símbolos internacionais de acessibilidade em seus crachás devem solicitar diretamente à Diretoria de Recursos Humanos, mediante apresentação de laudo médico que assegure o símbolo solicitado de acordo com sua deficiência.

Foto: Herick Pereira

"A presença dos símbolos internacionais de acessibilidade nos crachás dos servidores com deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas é uma medida concreta para promover a inclusão e a acessibilidade desses profissionais no ambiente de trabalho. Ao tornar visível a condição de deficiência, facilitamos a identificação das necessidades específicas desses colaboradores e fomentamos uma cultura organizacional inclusiva", reforçou Cidade.

O que são os símbolos de acessibilidade?

Como o próprio nome sugere, os símbolos são representações visuais que servem para identificar um local pronto para acolher pessoas com alguma deficiência.

Quais são as suas funções?

A principal função, junto de uma sinalização em acessibilidade, é facilitar o acesso. Assim, pessoas que tenham alguma deficiência ou seus acompanhantes sabem como esse local pode recebê-las de forma igualitária.

São os símbolos de acessibilidade:

Símbolos para pessoas com deficiência física e visual
Símbolo do Braille
Símbolo de Baixa Visão
Símbolo da Deficiência Auditiva
Símbolo Pessoas com Nanismo
Símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Símbolo de Pessoa com mobilidade reduzida

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/