Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Cidade do Jazz: mostra de bandas e Fanfarras movimenta o domingo em Manaus

IMG_275_20230721-200422_1

No dia 23 de julho (domingo), a partir das 17h, o Parque Rio Negro, localizado no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, será palco da grande mostra de bandas e fanfarras escolares, promovida pelo projeto Cidade do Jazz, com realização da Fundação Rede Amazônica e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Supermercados DB e Apa Móveis.

Na ocasião, sete bandas escolares e fanfarras da cidade, selecionadas pelo Cidade do Jazz, em parceria com a Cooperativa dos Instrutores e Regentes de Fanfarras e Bandas do Amazonas (CIRFABAM) realizarão apresentações inéditas, como parte dos resultados dos Workshops realizados pelo projeto, que tem o intuito de estimular os estudantes a novas abordagens na música.

"Quem comparecer no domingo, no Parque Rio Negro, vai presenciar sete belas apresentações. São sete fanfarras formadas por pessoas que amam o que fazem e por isso resistem há anos com essa atividade que vai além da musicalidade. A Mostra de Fanfarra tem o objetivo de exaltar o trabalho dessas pessoas e proporcionar uma ótima opção de programação cultural para o manauara, com muito jazz, é claro", afirma a produtora cultural Gisa Almeida.

Foto: Morgana Rodrigues
O músico, coordenador das Fanfarras, e também presidente da CIRFABAM Stivisson Menezes, destaca que a expectativa dos alunos para o evento final é a maior possível, principalmente, por se tratar de uma nova oportunidade de dar visibilidade e projeção a esses grupos.

A coordenadora do Cidade do Jazz, Debora Holanda, também ressalta o compromisso do projeto em relação à valorização e resgate das fanfarras em Manaus: "Essa mostra vai ser muito importante, não só para as fanfarras em si e para as crianças, jovens e adolescentes que estão envolvidas no projeto, mas também para o resgate e fortalecimento desse gênero musical no Amazonas. A grande novidade desta edição é justamente a união inovadora das fanfarras ao Jazz. Não tenho dúvida que a mostra será o ponto alto de tudo isso e o público irá se apaixonar!", declarou.

O professor Stivison Menezes também ressalta a importância da realização do Cidade do Jazz, do ponto de vista do fomento de políticas públicas culturais em Manaus.

"Desejo que esse projeto sirva de exemplo de como fomentar a cena cultural da nossa cidade, e espero que ele ganhe cada vez mais apoio das autoridades para que possa seguir dando visibilidade a movimentos musicais importantes não só em Manaus mas também para os demais municípios que compõem o nosso Estado. É muito importante que todos compreendam que a música está inteiramente ligada ao processo de formação cultural, de qualquer pessoa, e isso está muito além das escolas, é algo que a gente deve levar para a vida", afirma o professor, Stivisson Menezes.

Sobre o Cidade do Jazz

O projeto Cidade do Jazz é uma realização da Fundação Rede Amazônica e tem por objetivo utilizar diferentes linguagens e mídias para celebrar e difundir a arte, levando o gênero musical Jazz à pessoas e comunidades que dificilmente teriam acesso a ele. Ele surgiu como uma proposta de extensão do Amazonas Green Jazz Festival, e tem como finalidade levar a experiência do Jazz para locais não atendidos pelo evento, além de potencializar a difusão cultural e a promoção do ecossistema artístico Amazonense.

Apoio

O 'Cidade do Jazz' conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Supermercados DB e Apa Móveis.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/