Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Carnaval de Educandos é tradição: mais de 40 anos de festa em Manaus

20230217_12010_20230217-165510_1

Uma das festas mais tradicionais e populares de Manaus, no Amazonas, é o 'Carnaval de Educandos'. Em 2024, a tradição carnavalesca do bairro cujo nome batiza a festa chega à 41ª edição. 

Criada em 1982 pelo radialista Erasmo Amazonas, a Banda carnavalesca surgiu para levar entretenimento para a comunidade e integra-la a uma das maiores festas do Brasil, o Carnaval.

De acordo com Erasmo Amazonas, a primeira edição do evento foi realizada na esquina da Rua Inocência de Araújo com a Rua Delcídio do Amaral. Com o passar dos anos, a festividade cresceu e entrou para o calendário carnavalesco da capital amazonense.

Erasmo Amazonas em uma das primeiras edições da festa. Foto: Erasmo Amazonas/Arquivo pessoal

No começo, no entanto, o nome era 'Carnaval do Erasmo', mas ficou conhecido como Banda - ou Bloco - do Educandos depois de algumas edições.

"O bloco... não é bloco... é o Carnaval de Educandos, que tem como símbolo o Galinho de Educandos. A ideia era levar para dentro da comunidade as alegrias da maior festa brasileira, fazendo com que todos os comunitários participassem do evento próximo de seus domicílios, sem custos financeiros. A ideia deu tão certo no primeiro ano que as ruas ficaram pequenas para a grande quantidade de foliões que compareceram", 

revela Erasmo Amazonas.

"Eu nasci em fevereiro e na barriga da mamãe já gostava das marchinhas de Carnaval. Cresci e me tornei radialista, sempre participando dos festejos carnavalescos. Quando me elegi deputado achei importante levar uma festa para o bairro de Educandos e consegui apoio para criar o 'Carnaval do Erasmo', que virou o 'Carnaval de Educandos'", detalha.

Após dez anos, a festa cresceu e se tornou tradicional no calendário carnavalesco do Estado. Pessoas de todas as partes da cidade - e até de outros municípios - iam para o Educandos a fim de conferir o Carnaval do bairro. Devido ao número de foliões, a equipe decidiu mudar o endereço do evento para o Amarelinho, que fica de frente para o Rio Negro.

Para Erasmo, o novo endereço funcionou "perfeitamente" para o conforto da população, afinal, a ventilação oferecida pela geografia do lugar ajuda a manter o ambiente agradável para as pessoas se divertirem no Carnaval.

Foto: Erasmo Amazonas/Arquivo pessoal

Símbolo de alegria

Uma tradição importante no Carnaval do Educandos é o 'cantar' do Galo, que se tornou um dos símbolos da festividade. Na madrugada do sábado gordo de Carnaval, a população é acordada com o 'canto' do galo, dessa forma, eles sabem que estão sendo convidados para a folia.

Outro item importante para a festa é o boneco gigante, que anima os foliões. "Muitas pessoas dizem que sou eu, mas não sou tão bonito assim", brinca Erasmo. Ele acredita que esses símbolos ajudam a contar a história do 'Carnaval do Educandos'. "É uma maneira de manter essas tradições vivas e manter o povo feliz", declarou.

Sobre as memórias alegras que transbordam do criador, é possível dizer qual foi a edição mais marcante nesses mais de 40 anos?

"Dizer qual foi o ano mais marcante fica difícil porque a cada ano que se passa aumenta a participação popular, a animação, a criatividade, a irreverência e, acima de tudo, é uma festa que tem a participação de toda a comunidade. Os comunitários se envolvem em todas as etapas do festejos e o resultado dessas mãos juntas é um evento que eu considero como um dos maiores do Norte do país", 

pondera.
Foto: Erasmo Amazonas/Arquivo pessoal

Edição de 2024

Para 2024, segundo Erasmo, é esperado realizar "talvez o maior de todos os eventos". "Uma série de fatores favoreceram essa assertiva. Uma delas foi que iniciamos a organização bem cedo. Isso facilitou. E o outro fator é que, esse ano, após a pandemia, o povo está com uma gana, está com uma vontade de brincar, de extravasar, de pular o Carnaval. Por isso, eu creio que o Galinho de Educandos de 2024 vai superar em animação, em alegria, em reverência e em grandiosidade", garante. 

Este ano, o evento acontece entre os dias 10 a 13 de fevereiro, sempre a partir das 17h, na Orla do Amarelinho, no Educandos, Zona Sul.

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/