Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Ufam divulga novos editais para exames de seleção 2021 em Programas de mestrado e doutorado

ufam-fachada-foto-william-costa

Os cursos de Mestrado e Doutorado de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgam editais de exame para seleção/2021. As inscrições devem ocorrer de acordo com o cronograma de cada Programa.

Ao todo, 13 programas estão com inscrições abertas ou abrem nos próximos dias. (Foto:William Costa/Portal Amazônia)

A inscrição para o exame de seleção/2021 para mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) ocorre de 02 a 21 de janeiro de 2021. Conforme os editais de mestrado e doutorado, as inscrições serão efetuadas por meio do Formulário Eletrônico de Inscrição próprio obtido no endereço www.ppgcasa.ufam.edu.br, com anexo os demais documentos, em um único arquivo em PDF, para a coordenação do PPGCASA no endereço .


De acordo com o edital para o curso de Mestrado, são ofertadas 20 vagas regulares e 4 (quatro) vagas suplementares. Já o edital para o curso de Doutorado, são oferecidas 12 vagas regulares e 3 vagas suplementares em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

O PPGCASA dispõe da Área de Concentração Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, com as seguintes Linhas de pesquisa para ambos os cursos, tanto de mestrado quanto de doutorado: 1-Conservação dos Recursos Naturais - Identificação, Avaliação e análise dos fenômenos biofísicos e ecológicos e das formas e processos socioeconômicos e étnicos no acesso e manejo dos recursos naturais nos diferentes ecossistemas da Amazônia, 2-Dinâmicas Socioambientais: Identificação e entendimento das dinâmicas ambientais e os efeitos dos projetos de desenvolvimento para a região, visando à produção de conhecimento e proposição de instrumentos, ferramentas, processos, tecnologias e modelos de gestão ambiental.

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) abre inscrições para o processo de seletivo do curso de Mestrado, no período de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021, que serão efetuadas através do formulário de inscrição obtido na página da Propesp ou em www.ppggeo.ufam.edu.br devidamente preenchido e assinado. Telefone para contato: (92) 99128-6351. Os candidatos deverão enviar o formulário preenchido, assinado e digitalizado no formato PDF para o e-mail . É obrigatório, juntamente com o formulário de inscrição, incluir em formato PDF documentação, conforme edital.

Serão ofertadas para o Curso de Mestrado em Geociências 10 vagas regulares e 02 suplementares que visam atender à Política de Ação Afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016,

O PPGGEO dispõe de única linha de pesquisa: - Processos Geológicos e (Paleo) Ambientais dos Sistemas Litosfera e Hidrosfera na Amazônia Ocidental: nesta linha estão concentrados estudos de temas relacionados à hidrogeologia, geomorfologia fluvial, metagênese e evolução crustal de terrenos cristalinos polideformados, processos de transporte e sedimentação em rios e lagos, reconhecimento e caracterização de estruturas geológicas de importância regional e local, além de caracterização de ambientes contaminados (solos, sedimentos ou mananciais hídricos).

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEOG) realiza inscrições para o exame de seleção ao curso de Doutorado, das 00h do dia 04 de dezembro às 23h59 do dia 14 do mesmo mês de 2020. As inscrições serão efetuadas através do formulário de inscrição obtido no endereço www.ppgg.ufam.edu.br ou na página da Propesp. Conforme edital, os demais documentos obrigatórios deverão ser preenchidos e enviados em formato PDF (alguns anexos poderão ser imagem) exclusivamente por via on-line para o endereço eletrônico .

São ofertadas 14 vagas alocadas por Linhas de Pesquisa e orientador, sendo 8 de livre concorrência, e 6 com reserva para negros (pretos e pardos) autodeclarados, indígenas e pessoas com deficiência (PCD), destinadas a atender à Política de Ações Afirmativas da Ufam. O Programa apresenta as seguintes linhas de pesquisa: Espaço, território e cultura na Amazônia e Domínio da Natureza na Amazônia.



As vagas são em níveis de mestrado e doutorado. (Foto:Divulgação/Ufam)

Outros editais já lançados


PPGM

Do dia 23 de novembro ao dia 31 de dezembro de 2020, estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no curso de mestrado em Matemática do Programa de pós-graduação em Matemática (PPGM/Ufam).

O PPGM dispõe das áreas de concentração Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Podem se candidatar portadores de diploma ou finalistas de curso superior reconhecido pelo MEC em Matemática ou em áreas afins. Através do edital 30/2020, o processo seletivo oferece 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 18 (dezoito) vagas regulares, para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 4 (quatro) para a área de Estatística; 6 (seis) vagas suplementares para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 2 (duas) vagas suplementares para a área de Estatística. As vagas suplementares visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

PPGL

Com um exame de seleção que compreenderá três etapas, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) oferece, através do edital 31/2020, 36 vagas, sendo 29 para ampla concorrência e 7 suplementares. Para a área de concentração Teoria e Análise Linguística serão destinadas 19 vagas regulares e 5 suplementares e para a área de Estudos Literários serão destinadas 10 vagas regulares e 2 suplementares. O período de inscrição vai do dia 30 de novembro ao dia 11 de dezembro de 2020. As inscrições serão efetuadas por meio do formulário de inscrição disponibilizado na página eletrônica https://www.ppgl.ufam.edu.br.

PPGDIR

Com exame de seleção a ser realizado em 3 etapas, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGDIR) oferece, através do edital 32/2020, 20 vagas regulares e 4 suplementares para o curso de mestrado que tem como área de concentração Constitucionalismo e Direitos na Amazônia. O período de inscrição vai de 1º a 31 de dezembro a de 2020.

PPGI

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) oferece, através do edital 33/2020, 33 vagas regulares e 7 suplementares para mestrado e 20 vagas regulares e 4 suplementares para doutorado a candidatos das áreas de Computação, Matemática, Estatística, Física, Engenharia e afins. O período de inscrição vai de 4 a 18 de janeiro de 2021.As inscrições serão efetuadas exclusivamente de forma on-line, através do Requerimento de Inscrição preenchido no endereço eletrônico www.ppgi.ufam.edu.br.

PPGIBA

Voltado a candidatos que até a data da matrícula tenham completado o curso de duração plena e devidamente reconhecido nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Odontologia, Biotecnologia, Biomedicina, Fisioterapia e demais cursos afins, o Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) oferece, através do edital 34/2020, 13 vagas regulares e 3 suplementares para curso de mestrado. O período de inscrições vai de 4 a 21 de janeiro de 2021. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico do PPGIBA: .

PROFCIAMB


O Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) ocorrerá no período de 03 de novembro até o dia 24 do mesmo mês. O PROFCIAMB dispõe de área de Concentração no Ensino de Ciências Ambientais, contemplando as linhas de pesquisa em Recursos Naturais e Tecnologia e Ambiente e Sociedade. Serão oferecidas 20 vagas destinadas aos servidores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O período de inscrição para o Exame de Seleção ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro.

PPGSCA

Já o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) realiza inscrições para o exame de seleção no período entre os dias 03 e 24 de novembro. O Programa dispõe da Área de Concentração em Processos socioculturais na Amazônia, contemplando as seguintes linhas de pesquisas: Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais, Redes, Processos e Formas de Conhecimentos e Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder. Serão oferecidas para o curso de Mestrado 20 vagas regulares e 05 suplementares.


PPGSSSA

No período de 03 a 12 de novembro ocorre às inscrições para exame de seleção do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSSSA). O programa oferta para o Curso de Mestrado 19 vagas, que serão distribuídas em 15 vagas para ampla concorrência (regulares) e 04 vagas suplementares. O PPGSSSA dispõe da seguinte área de concentração: Serviço Social, Políticas Públicas, Trabalho e Sustentabilidade na Amazônia. E duas Linhas de pesquisa em Questão Social, Políticas Sociais, Lutas Sociais e Formação Profissional e Gestão Social, Desenvolvimento, Ambiente, Direitos Humanos, Cultura e Diversidade Socioambiental.

PPGCF

De 26 de outubro a 10 de novembro acontece as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) com ofertas de 12 vagas regulares e 02 suplementares. O PPGCF está inserido na área de concentração em "Bioanálises e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos" com 03 linhas de pesquisa: Desenvolvimento, avaliação da qualidade e da utilização de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos, Avaliação da eficácia e segurança de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos e Investigação de marcadores laboratoriais e moleculares em doenças prevalentes na Amazônia.

PPGECH

Já o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidade (PPGECH) inscreve no período de 19 de outubro a 07 de novembro para o exame de seleção do Curso de Mestrado com oferta de 28 vagas, sendo 22 regulares e 06 suplementares. O PPGECH dispõe das seguintes linhas de pesquisas na área de concentração: Ciências Humanas e Ciências Naturais e Matemática com as seguintes linhas de Pesquisa: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas, Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática.

PPGPSI

E, finalmente, o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) inscreve para o exame de seleção para o curso de Mestrado até o dia 15 deste mês de outubro, encerrando-se às 23h59 (horário de Manaus). O PPGPSI dispõe das seguintes linhas de pesquisas: Processos Psicossociais e Processos Psicológicos e Saúde. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 16 regulares 04 suplementares.

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/