Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Cores da Terra: tintas são extraídas do solo da Amazônia


Tinta feita de terra pitando paredes de uma casa. Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda VillaniMANAUS - O homem utilizou, no passado, a terra e a seiva como forma de deixar registrados e expressos acontecimentos e ideias através dos desenhos rupestres. Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) ensina aos alunos criar, a partir da terra, tintas de várias cores assim como era feito na antiguidade.Cores da Terra é o projeto coordenado pela Professora Fernanda Villani, que busca ensinar aos alunos do Instituto a química de forma lúdica através da produção de tinta ecológica. De acordo com a professora, utilizando diferente solos de diferentes lugares da região é possível obter até oito tipo diferentes de cores.
Os alunos aprendem química e formação do solo já que é preciso entender que tipos de solo produzem cores diferentes. O branco, por exemplo, só é encontrado em Presidente Figueiredo. Essa cor branca é resultado de um solo com pouco ou nenhum ferro. Através desses estudos os alunos podem trabalhar interdisciplinarmente através do projeto.
Para criar a tinta é preciso adicionar cola a mistura. Entretanto, durante o projeto foram testados o uso de leite do amapá e goma de tapioca como substituto da cola. “Nós acabamos testando outros produtos da terra, como o leite e a goma, e os resultados foram muito bons. Acabamos usando eles em substituição a cola”, disse a professora.
Em outubro de 2012 o projeto recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. De acordo com a professora Fernanda o prêmio é oferecido a projetos que interajam com a comunidade, por meio de uma atividade econômica sustentável. “A tinta de terra é uma tecnologia que pode causa impactos em comunidades mais carentes, é uma tecnologia social”.
Casa sendo pintada com a tinta feita de terra. Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Villani
Extensão
Os alunos que participam do projeto no IFAM também auxiliam num projeto de extensão em escolas da rede pública do município. O objetivo é ensinar os alunos da rede pública sobre química e fazer com que eles usem a tinta pra criação de bolsas, que serão usadas por esses mesmos alunos.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/