Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Coral João Gomes Júnior comemora 61 anos no Teatro Amazonas

Coral João Gomes Júnior comemora 61 anos no Teatro Amazonas

Celebrando os 61 anos de sua estreia, o Coral João Gomes Júnior volta ao palco do Teatro Amazonas para um concerto comemorativo na quinta-feira (13), a partir das 20h. O espetáculo contará com a participação especial dos instrumentistas da Amazonas Filarmônica, numa realização do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O programa do concerto será dividido em duas partes. Na primeira delas, os coralistas do João Gomes Júnior e os músicos da Amazonas Filarmônica se unem num repertório em homenagem especial ao  Festival Amazonas de Ópera (FAO), que este ano chegou a sua 20ª edição.
Foto: Divulgação

As composições do repertório do João Gomes Júnior contam com arranjos orquestrais de Moisés Rodrigues, e arranjos vocais de Dirson Costa e Nivaldo Santiago. A regência do concerto será compartilhada entre Luiz Fernando Malheiro, maestro titular da Amazonas Filarmônica e diretor artístico do FAO, que rege a primeira parte do concerto; e Moisés Rodrigues, que conduz a apresentação na segunda parte. Ao final, Malheiro retorna para reger 'Brindisi', trecho da ópera 'La Traviata', de Verdi, marcando o encerramento do concerto.

A celebração ao FAO é lembrada pelo regente e diretor artístico do João Gomes Júnior, Moisés Rodrigues. "Como estaremos cantando ao lado da Amazonas Filarmônica, faremos essa homenagem ao Festival e também ao secretário de Cultura, Robério Braga, e aos maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Zacarias Fernandes", destaca Rodrigues que também fará uma participação vocal no espetáculo. A seleção lírica do concerto revive trechos de obras já encenadas no festival operístico amazonense, entre elas 'Il Guarany', de Carlos Gomes; 'Carmen', de Georges Bizet; e "Turandot", de Giacomo Puccini.

Na segunda parte, o Coral volta ao seu repertório habitual, com sucessos do cancioneiro brasileiro e amazonense, e versões de canções internacionais. A seleção inclui, entre outras, 'Amazonas, meu amor', de Chico da Silva; "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso; 'Eu sei que vou te amar', de Tom Jobim; 'Amigos para siempre', de Andrew Lloyd Weber; e 'Divina música', do musical 'A noviça rebelde', de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II. Sucessos do boi-bumbá de Parintins, 'Festa da raça', do Boi Garantido, e 'Ninguém gosta mais desse boi do que eu', do Caprichoso, também estão no programa. 

Trajetória


Mais antigo conjunto vocal independente em atividade em Manaus, e um dos mais antigos no Brasil, o Coral João Gomes Júnior fez sua primeira apresentação ao grande público no dia 13 de julho de 1956, no palco do Teatro Amazonas. O grupo foi fundado em 19 de março daquele mesmo ano, tendo como regente fundador Nivaldo Santiago. "Vale sempre destacar que o João Gomes Júnior é um dos corais em atividade contínua há mais tempo no Amazonas e no Brasil. E são pouquíssimos os grupos ainda na ativa com essa idade, de mais de seis décadas", assinala Moisés Rodrigues.

O maestro ressaltou ainda a comemoração dos 61 anos do conjunto vocal amazonense ao lado da Amazonas Filarmônica. "É importante destacar a integração de um dos Corpos Artísticos do governo do Estado com um coral de cunho independente do Amazonas", apontou. Ao longo de seus mais de 60 anos, o João Gomes Júnior participou ativamente dos principais eventos cívicos e culturais em Manaus e no interior do Amazonas, tendo sempre como princípio o aprimoramento cultural e artístico e a formação de plateia no Estado do Amazonas.

O Coral atualmente é presidido por Cleomar dos Anjos Feitoza, uma das fundadoras do conjunto. Além de Moisés Rodrigues, como regente e diretor artístico, o grupo vocal tem Cláudio Abrantes como regente adjunto.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/