Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Votos brancos e nulos superam votos de candidatos a prefeito em três capitais da Amazônia

Votos brancos e nulos superam votos de candidatos a prefeito em três capitais da Amazônia
Nas eleições municipais deste domingo (2), em capitais como Cuiabá (MT), Belém (PA) e Porto Velho (RO) o número de abstenções, votos brancos e nulos, foi maior que a quantidade de votos do candidato a prefeito mais votado. Além disso, em todas as capitais da Amazônia foram contabilizados 685.990 abstenções e 384.439 votos brancos e nulos. Esse número é superior, ao total de votos válidos de cidades como Palmas, São Luís e Rio Branco. Veja no infográfico abaixo a comparação dos números em todas as capitais da região. 
Análise

Para o cientista político, Helso Ribeiro, o cenário não é único. Em eleições anteriores, os votos inválidos também foram representativos. De acordo com ele, isso acontece, principalmente, porque o voto é obrigatório no Brasil. “Apenas Brasil, Grécia, Bélgica e Turquia, se não me engano, têm o voto obrigatório. Então nesses países a pessoa é obrigada a votar e acaba utilizando a abstenção, os votos nulos e brancos, como forma de demonstrar o seu desencanto ou falta de interesse pela política”, avalia.

Ele acrescenta que essa taxa é muito maior em países onde o voto não é obrigatório. “Em Manaus, a taxa de abstenção foi relativamente pequena. Se você comparar com países como Hungria e Suécia, onde as taxas de abstenção chegam a 60%, e onde o voto não é obrigatório, é possível perceber que as pessoas votam porque realmente se sentem representadas por algum candidato. Nestes casos, dificilmente alguém faz voto de protesto ou algo do gênero”, diz.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/