Manaus 30º • Nublado
Terça, 07 Mai 2024

Um presente verde para Manaus

Um presente verde para Manaus
Foto: Reprodução
Manaus, no dia do teu aniversário, gostaria de te dar um presente: devolver tuas árvores frondosas, tuas ruas arborizadas e o prazer do manauara caminhar apreciando teus encantos... Ah, Manaus, sei como é difícil te olhares e não te reconheceres, estás tão diferente, eras verde, e agora que cor tu tens?

Tua lembrança de Cidade da Floresta há muito ficou para trás. Em nome do progresso te descaracterizamos, derrubamos troncos e destruímos raízes que eram tuas, mas eram nossas também. O que fizemos com tuas lindas avenidas arborizadas?

Conservamos algumas poucas como lembrança. Reduzimos drasticamente tua vegetação nativa para dar lugar à civilização. Exterminamos teu passado para construir o nosso futuro. Hoje sabemos que sofres por tudo isso, e nós sentimos na pele, no suor e na cabeça quente, a imprudência de nossos atos. Ter te transformado em “deserto de selva” alterou nosso clima e castigou nossa qualidade de vida.

Sabe, Manaus, olhar o estacionamento de um desses modernos empreendimentos corta o coração, dói nos olhos, arde na pele. Trocamos o conforto da sombra de tuas árvores por grandes extensões de algo que mais parece um deserto. Se “aqui se faz, aqui se paga”, estamos pagando caro, colhendo o que derrubamos, desmatamos e não plantamos. Ao matar tuas árvores aniquilamos nosso conforto.
Foto:Reprodução
Muitos lugares que frequentamos são climatizados internamente, enquanto do lado de fora, estacionamentos, paradas de ônibus e calçadas são verdadeiros descampados. Nos fazem arder no fogo do asfalto, do cimento, das pedrinhas e até mesmo do barro.

Manaus, você sabe que o custo financeiro para instalar e manter condicionadores de ar é alto. Mas foi diante da nossa realidade climática que isso deixou de ser supérfluo e passou a ser necessidade. Tu entendes que o consumidor forçou esta tendência ao priorizar os estabelecimentos climatizados.

Diga aos empresários e administradores públicos, que arborizar também é proporcionar bem estar ao usuário. Que o custo é infinitamente menor, não há conta de energia elétrica e, ao invés de poluir o meio ambiente, ajuda-se a preservá-lo.
Manaus, teu caboclo não é leso.  Às vezes pode até se fazer de besta, para melhor passar, mas não por muito tempo. E ele sabe que é hora de cobrar a climatização, ou seja, a arborização dos ambientes externos.

É hora de escolher onde gastar o suado dinheirinho. E bota suado nisso! Merecem preferência os lugares onde a consciência ambiental está presente, em que respeito e consideração às pessoas são prioridades. Mais do que flores e palmeiras que encham os olhos, precisamos Manaus, é de sombra que encha os dias de prazer, que torne o clima mais ameno.

Foto: Reprodução
Precisamos de paisagismo com planejamento regional, preservação do nosso meio ambiente e valorização da paisagem ecológica. Acreditamos em projetos que se oponham ao “desertismo” e priorizem a preservação e o plantio de árvores. Necessitamos é de “arborismo”, avenidas e jardins arborizados.

Nossas escolas, Manaus, mostram que esse sonho tem tudo para virar realidade. Elas vêm desenvolvendo importantes projetos de educação ambiental com seus alunos. Ao colocar em prática o plantio de árvores, os colégios devem priorizar seus próprios espaços de convivência. Afinal de contas, a melhor maneira de educar continua sendo através do exemplo.
Manaus, tuas raízes estão nas raízes da floresta. Tua copa não se resume à Copa do Mundo, tua essência sempre foi a da copa das árvores. O verde simboliza a esperança. Façamos dela um ato de coragem para reflorestar Manaus. Primeiramente para nosso “uso-fruto” e consequentemente, dos turistas também.

Manaus merece ganhar de presente o verde do seu passado, presente de novo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/