Tangará da Serra, no Mato Grosso, recebe abastecimento emergencial de água

Vinte e dois caminhões-pipa foram encaminhados para atender o município de Tangará da Serra (a 250 km de Cuiabá). A prefeitura solicitou ajuda emergencial devido à falta de água potável para cerca de 80 mil habitantes, realizada pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) por meio da adjunta de Proteção e Defesa Civil. Para sanar o problema em curto prazo, a Secid deu início também a estudos para novos serviços de captações de água.

Os 22 caminhões-pipa de 10, 20 e 30 mil litros já foram encaminhados para a cidade nesta terça-feira (25). Já os estudos para atendimento emergencial do problema foram iniciados na manhã de segunda-feira (21), em Tangará, pela equipe da Defesa Civil estadual.

Foto: Júnior Silgueiro/Gcom-MT 

“Os caminhões vão ampliar a capacidade de distribuição de água no município. É uma ação mais humanitária e de emergência, já que o processo de decretação de emergência está em andamento. Os 22 caminhões serão coordenados pela Defesa Civil lá em Tangará, inicialmente levando água até as residências e depois para encher a ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade”, explicou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel BM, Abadio da Cunha.

Três possibilidades são estudadas pela equipe técnica de saneamento da Secid, juntamente com a Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Tangará da Serra, para sanar emergencialmente o problema: perfuração de poços na área urbana, construção de uma nova captação de água no Rio Sepotuba ou readequação da represa do Rio Queima Pé, que atualmente atende o abastecimento local, mas está com baixa capacidade para suprir a demanda.

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, se impressionou ao ver a agilidade da resposta da Secretaria de Estado das Cidades, via Defesa Civil. “O município de Tangará está fazendo um esforço sobre-humano, mas a nossa capacidade de resposta já estava se exaurindo. A presença do Governo do Estado é essencial para aliviar as necessidades da nossa população. Agradeço muito e fico emocionado e, ao mesmo tempo, feliz com essa contribuição”, enfatizou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade