Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Operação em MT investiga crime ambiental em assentamento

Operação em MT investiga crime ambiental em assentamento
A Operação Integrada Grilagem 1 cumpriu nesse fim de semana 23 mandados de busca e apreensão no assentamento Nova Conquista, na zona rural de Nova Olímpia (MT), a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá. A ação ocorreu a pedido do Poder Judiciário e do Ministério Público estadual, com base em denúncia de crimes ambientais e porte ilegal de armas de fogo.
Os policiais prenderam seis pessoas, quatro delas por porte ilegal de arma de fogo, e conduziram coercitivamente mais seis. Foram apreendidas cinco espingardas calibre 22, uma pistola de pressão, uma pistola 380, sete motosserras, rádios HTs, dois carregadores de pistola 380, 14 munições – calibre 22, 34 munições – pistola 380, cinco estojos deflagrados – calibre 20.   O delegado de Tangará da Serra, Nelder Martins Pereira, vai encaminhar o resultado das investigações para o Ministério Público e para o Poder Judiciário. Ele espera que as pessoas presas durante a operação sejam responsabilizadas criminalmente.
“Além dos crimes ambientais e das armas de fogo, nós temos notícia de que essas pessoas estavam fazendo grilagem, ou seja, adquirindo a propriedade rural mediante violência ou grave ameaça”, relatou o policial.  
Foto: Divulgação / Governo do Maranhão
Participaram da operação 105 policiais civis e militares, agentes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do Centro Integrado de Operações Aéreas.   Segundo a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, os próprios assentados alertaram o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre a ocupação ilegal de reservas na região. Segundo o MST, a extração ilegal de madeira é feita por um grupo que não pertence ao assentamento Nova Conquista.
Procurado pela reportagem, o Incra ainda não se manifestou sobre a operação.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/