Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Haitianos protestam contra companhia aérea em Manaus

Haitianos protestam contra companhia aérea em Manaus
Assim como aconteceu aos passageiros manauaras em Curação, no Caribe, cerca de 150 haitianos tiveram o voo cancelado sem aviso prévio pela companhia aérea Insel Air. O Programa de Orientação de Proteção do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estão acompanhado o caso e informaram que se for detectada culpa da empresa, a mesma será multada em até R$ 3 milhões.

O grupo de haitianos seguiria viagem para cidades do Sul e Sudeste, mas foi surpreendido com o cancelamento dos voos. Os passageiros relataram o descaso da companhia aérea e solicitaram a presença das autoridades de Manaus. Eles foram encaminhados para um hotel, mas, após a empresa fechar as contas, os passageiros ficaram sem ter para aonde ir. 

Na noite desta quinta-feira (2), o grupo protestou no Aeroporto Internacional de Manaus. Eles colocaram um cartaz em uma das entradas do aeroporto e no balcão de atendimento da Insel Air. “Nós precisamos de ajuda! Nós compramos nossa passagem desde janeiro. Até agora não pudemos viajar. Insel Air estragando o Brasil. Socorro!”, dizia o cartaz.
Foto: Suelen Gonçalves/ Rede Amazônica
Curação

Para os amazonenses, os problemas já começaram em Manaus, quando voos que eram para ser realizados no dia 23 com destino ao Caribe, foram cancelados, obrigando os passageiros a antecipar para o dia 22. O retorno dos que viajaram estava previsto para o dia 28 e ao chegarem no Aeroporto de Curaçao, foram informados que os voos para Manaus estavam cancelados. “Desde o dia 28 tivemos o voo cancelado e estamos abandonados no hotel San Marco sem saber a data de retorno para Manaus. Tinha um voo dia 1° para Belém, que foi dado ”no show” devido eu ainda estar em Curaçao e meus pais estão sendo prejudicados, pois estão perdendo dias de trabalho”, afirmou a passageira Victória da Silva.

Anac notifica companhia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se manifestou por meio de uma nota e afirmou que a empresa deve prestar  as devidas informações sobre o cancelamento do trajeto Curação/Manaus/Curação desde o dia 28 de fevereiro. A Anac informou também que a empresa fechou o escritório no Aeroporto de Manaus.

"Em território brasileiro, a empresa é obrigada a prestar assistência aos passageiros impactados por atrasos e cancelamentos, tais como direito à comunicação, alimentação e acomodação adequada, bem como reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia", informou o comunicado.

Os passageiros que estiverem na mesma situação precisam entrar em contato com a Anac por meio da central de atendimento telefônico gratuito que funciona 24h, com atendimento em português, inglês e espanhol (Teleatendimento 163).

Já os brasileiros em Curaçao devem procurar assistência e informações por meio da Representação do Brasil na República de Trinidad e Tobago. As regras de assistência da Anac não são aplicáveis fora do Brasil.


*Informações do G1 Amazonas

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/