Manaus 30º • Nublado
Sábado, 04 Mai 2024

Alunos de colégio em Manaus são internados com suspeita de intoxicação

Alunos de colégio em Manaus são internados com suspeita de intoxicação
Foto: Reprodução/Google Street View
Um suposto surto de intoxicação provocou a internação de alunos do Centro Educacional La Salle, em Manaus, desde o início da manhã desta sexta-feira (25). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o momento, foram identificados 30 casos de crianças entre 5 e 13 anos de idade com sintomas de náuseas, vômito, dor abdominal e diarreia. Em comunicado, a instituição educacional garantiu que está que está tomando as providências necessárias para que a causa do problema seja identificada. A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) investiga a situação.

"Até o momento, não sabemos as causas desse fato, mas já entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar a presença de técnicos da Vigilância em Saúde e determinar se o contágio aconteceu aqui e qual seria a possível forma de contaminação", diz o comunicado da escola.

De acordo com nota divulgada pela Semsa, a Visa Manaus investiga um possível surto de doenças transmitidas por alimentos e/ou água e adotou as medidas de vigilância e controle para interromper o possível ciclo intoxicação no local. Ainda de acordo com a Secretaria, as crianças foram atendidas na Fundação de Medicina Tropical, Delphina Aziz, Unimed e Samel e a maioria foi liberada sem apresentar agravamento do quadro clínico. As demais  permanecem em observação.

A Visa Manaus coletou material para análises físico-química e bacteriológica em amostras de água para consumo humano em sete pontos diferentes do colégio e, ainda, quatro tipos de alimentos. Uma equipe de fiscais do órgão analisou as condições de armazenamento e demais características físicas no local que pudessem contribuir para a possível intoxicação.

A Semsa também diz que todas as unidades hospitalares da cidade – particulares e públicas – estão em alerta para casos semelhantes e monitoram notificação à Vigilância Epidemiológica do município no surgimento de novos casos, mas até o momento não há registros novos. "A Semsa mantém o processo de investigação até a conclusão dos laudos técnicos, que devem ser divulgados em até 20 dias. Não houve interdição do local e as medidas cabíveis serão tomadas a partir do resultado dos laudos técnicos", finaliza a nota da secretaria.

Leia na íntegra o comunicado do Centro Educacional La Salle:

Prezados senhores pais ou responsáveis,

Desce o início da manhã, estamos recebendo relatos de alunos com sintomas de vômito e diarreia. Segundo as informações que temos, esses sintomas tiveram início ontem à tarde.

Até o momento, não sabemos as causas desse fato, mas já entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar a presença de técnicos da Vigilância em Saúde e determinar se o contágio aconteceu aqui e qual seria a possível forma de contaminação.

Assim que a escola tiver informações mais detalhadas, entraremos em contato.

Os alunos que faltarem às aulas hoje e vierem a perder provas ou trabalhos avaliativos poderão fazer essas atividades na próxima semana, sem prejuízos para seu processo de avaliação.

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Centro Educacional La Salle

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/