Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 17 Abril 2021

Belezas ocultas de Presidente Figueiredo

Belezas ocultas de Presidente Figueiredo
O município de Presidente Figueiredo (distante a 130 quilômetros de Manaus) é considerado o lugar ideal para se aventurar. Já foram catalogadas mais de 100 quedas d'água de vários formatos e tamanhos na área que abrange a cidade. Algumas são conhecidas pelos amazônidas e turistas, outras ainda precisam ser exploradas. Por causa disso, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) local pede que os aventureiros de primeira viagem contratem o serviço de guias para que nada atrapalhe o passeio. 
De acordo com a geóloga, Neliane de Souza, a cidade de Presidente Figueiredo é um lugar rico em dados geológicos. Ela contou que a bacia sedimentar da Amazônia é datada da idade paleozóica e que a cidade é formada, em sua maioria, por arenitos, uma rocha sedimentar. "É interessante destacar, por exemplo, que as cavernas de Figueiredo são diferentes das outras espelhadas pelo Brasil, que são formadas em sua maioria por calcário. Os turistas esperam encontrar estalagmite ou estalactite, mas o fenômeno não ocorre no município", destacou.
Foto: Chico Batata/Reprodução
A profissional acredita que é preciso ter cuidado com as atividades turísticas na cidade. Neliane recentemente esteve em Presidente Figueiredo acompanhando uma aluna que desenvolve um projeto sobre geodiversidade e ficou surpresa quando encontrou pedras antigas riscadas. “O poder público deve ter um cuidado maior. A formação geológica do município é muito frágil e dependendo da forma como a visitação é feita pode aumentar o efeito de erosão”, destacou. 

O número de cachoeiras no município é tão grande que Neliane precisou auxiliar sua aluna a restringir sua pesquisa em uma área menor. “Presidente Figueiredo é um lugar maravilhoso, mas tem uma quantidade enorme de cachoeiras, e algumas são de difícil acesso, por exemplo, a gente tentou alcançar uma queda d'água, mas acabamos desistindo devido a localização. Ainda existe muitos lugares para serem descobertos, por isso, é necessário que preservemos o município”, revelou. 
Foto: Chico Batata/Reprodução
PerfilO presidente da Associação Guias de Selva (Aguias Pres. Figueiredo),  Eduardo Ribeiro, afirmou ao Portal Amazônia que a maioria dos turistas que vão até a cidade das cachoeiras são pessoas que buscam um contato a mais com a natureza. “Geralmente são pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre seus 18 a 40 anos de idade. Eles buscam mais do que conhecer os atrativos naturais, eles tem interesse na cultura e economia de Presidente Figueiredo. Já os visitantes locais querem ficar apenas nos locais mais conhecidos, aproveitar e relaxar”, afirmou. Segundo Ribeiro, o número de cachoeiras existentes em Presidente Figueiredo é muito maior do que as já catalogadas. Ele destaca que as cachoeiras de difícil acesso são as preferidas dos turistas, principalmente quando envolve algum tipo de pesquisa. “Por exemplo, existem duas cachoeiras, a da Alma e Chica Preta, em Balbina, que são distantes, então isso atrai o interesse de muitas pessoas. É bem legal ver que cada um tem um gosto diferente, a aventura aumenta de acordo com a vontade do visitante”, contou. Ribeiro pede para os visitantes tomarem cuidado ao se aventurar sem supervisão no município. "Sempre ande com um guia pelas cachoeiras, eles conhecem os riscos e peculiaridades da região", aconselhou. A sede da Associação Guias de Selva está localizada na Rodovia BR-174 Km 107, Monumento Caverna do Maruaga S/N (em frente ao Terminal Rodoviário de Presidente Figueiredo). Informações pelos telefones (92) 3324-1308, 99190-4871 ou 99918-2935.Imagens que falam por síRealmente. Ainda devem existir muitas belezas ocultas em Presidente Figueiredo, mas é bom aproveitar as que já existem na terra das cachoeiras. O Portal Amazônia selecionou algumas fotos da #minhaamazonia que mostram o motivo do município ser uma das principais atrações turísticas do Estado. Confira: 

Veja mais notícias sobre Turismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/