Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Sistema permite receber e utilizar troco online em Manaus

MANAUS - Uma ferramenta que está em desenvolvimento por microempreendedores do Amazonas permitirá que estabelecimentos comerciais passem a fornecer o troco aos clientes de forma online. A ideia é que, no momento da compra, os consumidores utilizem o troco acumulado para uso pessoal e de maneira colaborativa com seus amigos. Intitulado de 'Trocados', o sistema estará disponível a partir de 2017. Foto: Divulgação/Agência FapeamO troco dos usuários será depositado pelos comércios cadastrados. As principais funcionalidades são: receber o troco, criar grupo de colaboração com os amigos, transferir o saldo para conta corrente e até para outros usuários.  O estudo tem apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).A ferramenta está em desenvolvimento por pesquisadores no Amazonas e é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação. O programa é uma parceria firmada entre o governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que visa transformar os resultados de projetos de pesquisa de universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.Entenda como o sistema funcionará
O sistema estará disponível na versão web, para os comerciantes, e aplicativo, para os clientes. As principais funcionalidades na modalidade web são: inserir créditos, passar o troco, cadastrar administradores e operadores de caixa, fechamento de caixa e consulta de extrato.
Já no aplicativo, destinado aos consumidores, dentre as funções disponíveis está a troca do troco de maneira colaborativa com os amigos.
 “No mercado já existem concorrentes com sistemas para passar e receber o troco. Essas análises nos permitiram perceber que eles seguem uma linha capitalista na qual o principal foco é receber o troco, acumular e sacar para sua conta corrente. Ou seja, tudo é voltado para beneficio do próprio usuário e esses negócios já nasceram com essa característica, o que significa que a percepção que fica na mente de quem se lembra do sistema é de algo individual” disse o responsável pelo projeto de pesquisa, Silvestre Junior.
A equipe pretende transformar o sistema em algo social e colaborativo. “Acreditamos que o sentimento da amizade e do companheirismo pode estar presentes no dia a dia de cada um que usar o “Trocados”, disse Junior.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/