Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Menina do Laço de Fita: projeto do Pará recebe prêmio na área da saúde

Menina do Laço de Fita: projeto do Pará recebe prêmio na área da saúde
O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) premiaram nesta terça-feira (29) o projeto Menina do Laço de Fita, de Abaetetuba, no Pará. A premiação tem o objetivo de destacar iniciativas criativas que, apesar da limitação de recursos, conseguiram fortalecer a atenção primária e melhorar o atendimento ao cidadão que busca o Sistema Único de Saúde (SUS).


Intitulado Menina do Laço de Fita, o projeto de Abaetetuba tem “a ternura como essência, a luta como princípio e o empoderamento como estratégia para a cidadania”. Seu sucesso tem como ponto de partida a qualificação de profissionais da saúde “para um serviço ético, solidário e humano”.
Foto: Divulgação
“Fizemos diagnósticos para verificar nossos focos de enfrentamento e identificamos que muitas adolescentes estavam engravidando precocemente, causando uma série de transtornos em função da falta de orientação e acompanhamento. Isso tudo porque não havia uma integração das áreas de saúde, educação e assistência. Basicamente o que fizemos foi otimizar o que tínhamos. O resultado foi uma política preventiva que é mais eficaz e barata”, disse o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, após participar da premiação.Para o prefeito, a política ganha um raio de ação maior quando o servidor começa a ter sentimento de poder. Ele disse que isso muda a vida da pessoa. “Quando o servidor abraça a responsabilidade, a eficiência se faz presente. Por isso, orientamos os servidores de forma a tocá-los para interagir com a comunidade e para se fazerem presente”.
Sobre o projeto



O projeto “Menina do Laço de Fita”, da Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba-PA, começou em 2017, com serviços voltados para meninas de 10 a 19 anos e, a partir daí, conseguiu reorganizar toda a atenção básica do município. Hoje, o trabalho foi ampliado e contempla tanto meninas e mulheres, quanto homens adolescentes, adultos e idosos. Os temas que antes tinham foco em direitos sexuais e reprodutivos, no decorrer dos últimos dois anos, se transformaram em uma enorme gama de serviços, desde câncer de colo de útero e contraceptivos até alimentação saudável e clube de leitura para idosos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/