Manaus 30º • Nublado
Terça, 30 Abril 2024

Promessa do tênis de mesa amazonense ganha título e disputa vaga na seleção

MANAUS - Com apenas 16 anos, o jovem amazonense Siddharta Almeida ganha cada vez mais destaque no tênis de mesa. A promessa da Associação Esportiva Lassalista ganhou o título inédito do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, em Lauro de Freitas (BA), na categoria juventude (até 21 anos). Com o resultado, o amazonense ganhou o direito de disputar a seletiva da seleção brasileira juvenil e adulta de tênis de mesa no fim do ano.
Siddharta Almeida fechou a temporada com título brasileiro. Foto: Divulgação/Christian MartinezA progressão de Siddharta salta aos olhos, especialmente pelo fato de ter vencido uma competição nacional onde tinha cinco anos abaixo da idade limite. Com o resultado, o amazonense fechou a temporada como líder do ranking nacional, e por isso disputará a seletiva pela primeira vez com a possibilidade de entrar na seleção adulta.A seletiva para a seleção brasileira acontece de 11 a 13 de dezembro, no centro de treinamento da seleção em São Caetano do Sul (SP). Os dois melhores do juvenil e do adulto garantem uma vaga na seleção para o Campeonato Sul-Americano de 2016, que geralmente acontece no início de março.O amazonense também foi convocado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para um evento-teste dos Jogos Olímpicos de 2016 entre os dias 18 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro. A conterrânea Amanda Marques, líder do ranking nacional no absoluto feminino, também foi chamada para o evento.Siddharta é um dos poucos atletas que são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta Municipal, da Prefeitura de Manaus. Ele ganhou o patrocínio de R$ 4 mil mensais neste ano. "A Bolsa-Atleta é a conquista mais importante nesse momento, pois me dá a chance de fazer investimentos e levar o nome da minha cidade para a América Latina e Europa", disse o garoto.
Talento precoce
Assim como a consagrada Lígia Silva, melhor mesatenista amazonense na história, Siddharta deixou Manaus ainda pequeno para treinar em Santos (SP). O 'isolamento' da capital amazonense foi o que motivou o jovem e seu pai, o jornalista Christian Martinez, a rumarem para São Paulo. A escolha foi certeira, visto que o Centro de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), na Vila Olímpica de Manaus, está parado.
Siddharta Almeida é a revelação do Amazonas no tênis de mesa. Foto: Divulgação/Christian Martinez
Com resultados expressivos longe de casa, Siddharta conseguiu o maior feito de sua curta carreira neste ano: ele integrou a seleção brasileira juvenil na disputa do Circuito Mundial Infantil e Juvenil de Tênis de Mesa, em Assunção (Paraguai). Ele também disputou a etapa do Circuito Mundial em Santiago, no Chile, e trouxe medalha de bronze em ambos os eventos.
Mesmo com a pouca idade, o adolescente já é cotado para figurar na seleção principal nos próximos anos. Ele possui um ritmo intenso de seis horas de treinamento diárias. A Olimpíada de 2020 é uma das metas de Siddharta. O amazonense terá apenas 20 anos nos Jogos de Tóquio.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/