Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Nintendo: a gigante japonesa completa 127 anos

Nintendo: a gigante japonesa completa 127 anos
A Nintendo iniciou sua história com Fusajiro Yamauchi em 23 de setembro de 1889 no Japão. Inicialmente, a empresa começou suas operações fabricando cartões artesanais chamados Hanafuda. Fusajiro também trabalhou com outros tipos de cartas e, gradativamente, o negócio se expandiu, a ponto de precisar realizar uma parceria com uma companhia de distribuição para aumentar o alcance dos produtos no país nipônico.


Posteriormente, em 1929, após a aposentadoria de Fusajiro, a direção da Nintendo ficou sob a responsabilidade de  Sekiryo Kaneda, que em 1933 rebatizou a empresa para Yamauchi Nintendo and Co. Alguns anos depois, após a Segunda Grande Guerra Mundial, a presidência da empresa passou para seu neto, Hiroshi Yamauchi, que durante a década de 1950 fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com os personagens da companhia americana. Ainda na década de 50, o nome da empresa foi alterado para Nintendo Playing Card Co. Ltd. 

Nos anos 60, Hiroshi Yamauchi tentou diversificar o negócio, atuando em outras áreas: fundou, por exemplos, uma rede de TV, uma companhia alimentícia, dentro outros negócios. Hiroshi, porém, não conseguiu obter o sucesso desejado e após as Olimpíadas de Tóquio, a venda de baralhos diminuiu, quase decretando a falência da Nintendo.

A Nintendo decidiu entrar definitivamente no ramo de consoles, apenas em meados da década de 1970. Iniciou este trabalho com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos com tela de cristal líquido e que foram batizados de Game & Watch. Além disso, o final dos anos 70 marcou a chegada de Shigeru Miyamoto, profissional responsável pelo desenho dos árcades ou fliperamas, como ficou conhecido no Brasil. Sua participação tornou-se fundamental para o surgimento de importantes personagens da história da Nintendo.

Em 1980, a Nintendo lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso nos EUA. Assim surgiu o jogo Radar Scope, que fez muito sucesso no Japão, mas não correspondeu às expectativas no país americano.
      
Foto: Mario, um dos ícones de maior sucesso da Nintendo, Youtube
Em razão disso, Yamauchi em conjunto com Shigeru Miyamoto aproveitaram a plataforma do Radar Scope e criaram o jogo Donkey Kong, game que trouxe um personagem batizado de Jumpman. Após a criação de Donkey Kong, Miyamoto se consagrou na criação de games e seu maior sucesso foi Super Mario Bros, lançado em 1985. Miyamoto também criou a série The Legend of Zelda, outra grande franquia da Nintendo. 

Em 1983, houve o lançamento do Famicom (Family Computer) no Japão e, em 1985, nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda e Kid Icarus, a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial.



Em 1989, a Nintendo lançou o Game Boy, o seu primeiro portátil. Com ele deu-se início a famosa franquia Pokémon.  
Em 1995 a Nintendo lançou o Nintendo 64, porém sofreu forte concorrência de outros fabricantes, em razão de não utilizar CDs, como faziam alguns de seus concorrentes, como a Sony. 

Em 1996, foi lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiram vendas enormes do portátil e viraram uma enorme fonte de lucro para a empresa. Em 1998, a Nintendo lançou o Game Boy Color.

Em 2000, a Nintendo lançou o Game Boy, que tornou-se o console mais vendido e a série Pokémon tornou-se um grande sucesso mundial.

Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor do N64, o Nintendo GameCube. Em 2001 também apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance, que foi logo substituído pelo Game Boy Advance SP, que revolucionou o mercado por ser o primeiro com luz de fundo (backlight).

Em 2004 foi apresentado um novo console portátil, o Nintendo DS, com um conceito inovador: duas telas, sendo uma delas sensível ao toque.

  

Em 2005 a empresa anunciou a sua nova geração de console, nomeado de Revolution. Em 2006, esse Revolution mudou de nome para Wii. Em 2006, a empresa lançou o Nintendo DS Lite, uma versão mais fina do Nintendo DS original.

O ano de 2007 destacou-se pelo surgimento de jogos como WarioWare: Smooth Moves, Endless Ocean e Big Brain Academy for Wii, que possibilitaram um boa experiência aos fãs. Além disso, outros games como Super Mario Galaxy e Metroid Prime 3: Corruption reviveram antigos sucessos da companhia nipônica.

Em 2008, foi lançada outra versão do Nintendo DS, o Nintendo DSi. Este mais fino que o Nintendo DS Lite e equipado com câmeras equivalentes a 3 megapixels.

No ano de 2010, foi anunciado o Nintendo 3DS, um novo portátil com capacidade de rodar jogos em 3D e sem precisar de óculos especiais para perceber o efeito 3D.

Em 2011, foi anunciado o Wii U.  Além de rodar jogos em alta definição (1080i e 1080p), destaca-se o controle, que possui uma tela de 6.2 polegadas, com touchscreen, giroscópio e acelerômetro.

Confira na galeria abaixo, alguns dos principais consoles da Nintendo:



Em 2012 a Wii U chegou ao mercado. Além disso, a Nintendo 3DS XL, foi também lançada. Em março Mario Party 9 e PokéPark 2: Wonders Beyond foram lançados para a Wii. Em outubro mais dois títulos da famosa série Pokémon, Pokémon White Version 2 e Pokémon Black Version 2, chegaram à Nintendo DS.

O ano de 2013 foi marcante por alguns importante lançamentos para a Nintendo 3DS e para a Wii U. Destacam-se:  Luigi's Mansion 2, The Wonderful 101 ( feito em colaboração com a PlatinumGames Inc ),  The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, SUPER MARIO 3D WORLD ( lançado para a Wii U ), dentre outros.

Em 2015 foi anunciado um novo console: o Nintendo NX, que será lançado em 2017.

Em 2016, a Nintendo em colaboração com a Niantic, Inc., e a The Pokémon Company Pokémon GO lancaram o jogo Pokemon Go, que utiliza os conceitos de realidade aumentada. O game é voltado para smartphones e foi desenvolvido para as plataformas iOS e Android. O jogo foi lançado em julho de 2016 em vários países do mundo. No Brasil ficou disponível no início de agosto.

Veja mais notícias sobre News.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/