Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Evento beneficente e grito do Carnaval na Cidade Nova: conheça a Banda do Pepet

WhatsApp-Image-2024-02-14-at-17.07.01

Todos os anos, o Carnaval de Manaus reúne diversas bandas e blocos que arrastam milhares de foliões pelas ruas da cidade. Dentre elas está a Banda do Pepet, que acontece no bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus.

"A Banda do Pepet foi fundada em 2002. Eu sou o líder comunitário da região, por esse motivo, gosto de fazer ações sociais que beneficiem a comunidade. Então, um rapaz perdeu a perna em um acidente de moto e realizamos a Banda do Pepet para arrecadar dinheiro no tratamento do mesmo",

revela Ednilson Filho, presidente da banda, sobre sua criação.
Foto: Divulgação/Banda da Pepet
Nesses pouco mais de 20 anos, Ednilson Filho comenta que cada edição foi marcante do seu jeito, mas o início da tradição sempre será inesquecível. 

"Não havia um orçamento quando iniciamos a Banda do Pepet. Hoje, o evento chegou a um custo de R$ 15 mil. Outro fator importante é que a banda possui o próprio abadá, ou seja, os foliões podem celebrar com toda a segurança, estilo e conforto", comenta o presidente.

Conscientização 

Assim como as demais bandas de Carnaval tradicionais de Manaus, a Banda do Pepet também mantém um papel social, gerando reflexões sobre os temas escolhidos, ano após ano, para celebrar a folia momesca. 

"Todos os anos, a diretoria da banda escolhe um tema. Em 2024, o tema escolhido foi 'Diga não ao feminicídio'. Durante a festa, distribuímos panfletos e alertamos as mulheres, uma vez que o feminicípio cresce a cada dia no Amazonas. Além da programação musical, o público pode esperar também muita conscientização", informa Ednilson.

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/