Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Atletas olímpicos do atletismo se mudam para Manaus com foco no Rio-2016

MANAUS - A cidade de Manaus só vai receber jogos de futebol nas Olimpíadas de 2016, mas também virou a casa de atletas olímpicos do atletismo. Um grupo de atletas brasileiros e árabes treina na capital amazonense com o técnico Luiz Alberto de Oliveira, descobridor de ninguém menos que Joaquim Cruz. Uma das atletas do grupo é a paranaense Flávia Maria de Lima, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
Flávia Maria de Lima, dos 800 metros, treina em Manaus para as Olimpíadas de 2016. Foto: Reprodução/Amazon Sat
Um dos técnicos mais vitoriosos do atletismo brasileiro, Luiz Alberto atualmente trabalha sem muito alarde em Manaus. Ele coordenava o Centro Nacional de Atletismo na cidade de Uberlândia, mas o CT foi fechado em 2015. "A saída de Uberlândia não tinha opção. E como eu já tinha residido em Manaus, sou casado com uma moça daqui, tenho um filho amazonense, decidi vir pra cá", disse o treinador ao Amazon Sat.
Apesar da distância dos grandes centros, Luiz Alberto acredita que treinar em Manaus será importante para seus atletas, especialmente os que estarão nas Olimpíadas. "O clima aqui é quente, não é fácil, é úmido. Mas para quem treina 5h30 e 18h, não afeta nada. Eles vão enfrentar clima quente nos Jogos Olímpicos do Brasil. É uma pré-preparação".
Flávia Maria de Lima é a destaque do grupo. No ano passado, a atleta de 22 anos foi bronze do Pan nos 800 metros. O problema é que, mesmo já garantida nas Jogos Olímpicos, ela mora em uma casa alugada em Manaus com outros seis atletas e pede ajuda até para alimentação. "Existe apoio do COB, mas dá apenas para pagar o aluguel, água e luz. Nossa preocupação é com a alimentação. O dinheiro está acabando e o ano ainda tá começando", ponderou.
Luiz Alberto revelou que o patrocínio que Flávia recebe do COB é de R$ 1,8 mil. "Se fizer o cálculo de aluguel, comida, vitaminas, massagista, fisioterapeuta, não tem como arcar", lamentou o treinador. "Outro problema são as viagens pra São Paulo para fazer marca em competições", citou Flávia.
Os outros atletas do grupo são Iracema Alves, Victor da Silva, John Maycon Alves, Alex Sandro, Alissandra Araujo e Lincoln Aranha. O último, aliás, é amazonense. Com 20 anos, Lincoln mudou-se para Uberlândia com 18 para treinar com Luiz e agora está de volta à terra natal. "Pra mim é uma honra treinar com ele [Luiz Alberto]. É um dos melhores treinadores do mundo", exaltou o jovem.
Luiz Alberto de Oliveira é o descobridor de ninguém menos que Joaquim Cruz, ouro nas Olimpíadas de 1984. Foto: Reprodução/Amazon Sat
E a estadia dos atletas em Manaus não é passageira. Luiz Alberto revelou que todos vão se federar pelo Amazonas para disputar competições nacionais. "São atletas que vão correr pela seleção do Amazonas daqui em diante. Vão representar o Amazonas em competições como o Norte-Nordeste, onde dificilmente vamos perder com esse grupo".Árabes em Manaus
Além dos atletas brasileiros, outros quatro competidores da Arábia Saudita também vieram pra Manaus para treinar com Luiz Alberto. O técnico trabalhou por muitos anos no Catar, onde conheceu o Príncipe da Arábia Saudita. E devido ao contato entre eles, o Príncipe decidiu enviar quatro atletas - alguns deles com índice olímpico - e um treinador para a Região Norte com tudo pago, incluindo transporte, alimentação e moradia em área nobre da cidade.
Um dos árabes que se preparam em Manaus para as Olimpíadas é Aziz. Em árabe, ele disse que treinar em Manaus é bom e que está seguindo o programa montado por Luiz Alberto, que inclui um camp nos Estados Unidos e uma competição em Doha, no Catar, antes dos Jogos do Rio.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/