Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Hitman [Episódios 1, 2, 3, 4 e 5]: valem a pena?

Hitman [Episódios 1, 2, 3, 4 e 5]: valem a pena?
Hitman está de volta: o Agente 47 estréia no PlayStation 4 mais criativo do que nunca, mas formato de episódios deixa “gostinho de quero mais” no aguardado lançamento.Hitman já se disfarçou de quase tudo nestes 16 anos no mercado dos games. O Agente 47 é um mestre dos disfarces, o que lhe ajuda a assassinar seus alvos sem deixar rastros no caminho.
Foto: Meu PS4.
 Disponibilizado com uma proposta bastante ousada da IO Interactive, Hitman é dividido em “episódios”, como uma série de TV.Será que a estratégia deu certo? A estréia do Agente 47 nesta geração honra sua tradição? O jogo não tem muito pouco conteúdo para um lançamento? Afinal, Hitman vale a pena?
Paris: Episódio 1 O que a versão beta mostrou se repete no começo do jogo final. O início do Agente 47 na ICA. Sua chegada, sob desconfiança, e seu treinamento. É preciso fazer uma missão em uma festa num iate pelo menos duas vezes, além de outra em um aeroporto. Todas são situações simuladas pela agência para testar a capacidade do 47. Há dicas, como num tutorial, e o seu progresso é bem guiado pelo próprio game.
Foto: Meu PS4.
Depois disso, começa o jogo de verdade. A missão em Paris. Os alvos são um casal bastante influente no mundo da moda, mas que também tem uma organização secreta de vazamento de informações confidenciais de diversos times. O cenário para a tentativa de assassiná-los é um desfile, organizado pela companhia deles, em um belo (e enorme) palacete francês, recheado de gente e de possibilidades para o ataque.Criatividade: o ponto-forte do jogo Vamos tomar o máximo de cuidado possível para não dar spoilers do que acontece e de tudo que está ao dispor do jogador neste primeiro “contrato” de Hitman. Porém, precisamos fazer uma observação sobre a criatividade dos desenvolvedores. A variedade de disfarces e todos os recursos que você pode explorar para atrair a atenção dos alvos e derrotá-los são incríveis. O Agente 47 de modelo é apenas um deles.
Foto: Meu PS4.
São vários tipos de funções que você pode fingir realizar para se aproximar e cumprir a sua missão. E o legal é que o próprio jogo dá algumas “sugestões”, que são os desafios, exibidos no menu de briefing da missão. Você pode completá-la de qualquer forma que quiser, porém, seguindo algumas sugestões (como matar um inimigo usando a arma tradicional do Agente, ou chamar a atenção de um guarda jogando algo no chão), você ganha mais pontos.Este mundo de possibilidades e a liberdade que o jogador tem para circular no cenário e tentar encontrar novas formas de eliminação dos alvos faz com que o game, mesmo com só uma fase, seja viciante, desafiador e estimulante. Faz você pensar em tudo o que pode fazer para tornar sua campanha ainda mais perfeita. Ainda mais que ao fim da missão, você pode ver suas estatísticas e comparar com os líderes mundiais nas pontuações.
  
Foto: Meu PS4.
E se você cansar de derrotar sempre os mesmos alvos, há também o modo Contratos, que oferece objetivos um pouquinho diferente, dentro da mesma missão. É uma boa maneira de testar suas habilidades em Hitman. Além dos Alvos Elusivos, que aparecem somente por um determinado período de tempo, sem muitas dicas vindas do jogo, e devem ser eliminados pelos usuários para ganhar um bônus. E as próprias missões do prólogo.Tudo isso com a jogabilidade característica de Hitman, que mantém a mecânica que sempre deu certo na fórmula. Muitos passos agachado, diversos disfarces para usar, locais para por os corpos dos mortos e várias formas de matar. Tudo funciona muito bem. Ou melhor, quase tudo, porque o loading é demorado demais e também há algumas quedas de framerate que causam incômodo.
  
Foto: Meu  PS4.
Visualmente, Hitman não empolga. É um jogo bem trabalho, até bonito, mas nada que salte aos olhos. As cinematics do trailer “Legacy”, por exemplo, eram lindas, porém a qualidade das cutscenes do jogo e, claro, do gameplay, não é tão bem detalhada. Em termos gráficos, a franquia chegou à atual geração na média do que se espera para jogos deste tipo. Ou seja, está aceitável, mas não merece aplausos.The Sarajevo Six Os jogadores do PlayStation 4 terão acesso a seis contratos exclusivos em Hitman. Os alvos são os representantes do grupo Os Seis De Sarejevo. É uma espécie de sidequest do game e que também será episódica. Nesta season premiere, só o primeiro contrato, cujo alvo é Scott Sarno, um dos muitos convidados para o desfile da missão inicial. Novamente, eis mais uma tarefa para fazer, mas sempre no mesmo local.
O que vem por aíSerão cinco novos destinos a serem visitados pelo Agente 47 neste ano. Em abril, chegará a missão Sapienza, na Itália. Em maio, Marrocos. Depois, no segundo semestre, Tailândia, Estados Unidos e Japão. Todos devem ser vendidos como DLCs singulares, mas também é possível comprar o Upgrade Pack, para quem comprou só o Primeiro Episódio, ou então a experiência completa do jogo, que inclui todo o conteúdo. 
Foto: Meu PS4.
Após este primeiro episódio, a expectativa para o futuro é grande. O enorme mapa em Paris, a ótima jogabilidade e os desafios à parte das missões principais deixam aquele gostinho de quero mais. O único problema, que desanima até, é saber que só chegaremos à conclusão de tudo no final do ano. Sem contar que, de hoje até o lançamento da primeira DLC, nós não vamos jogar tanto assim o game, porque certamente ficará repetitivo.Episódio 2: Sapienza De Paris para Sapienza. De um desfile de moda para invadir uma mansão cheia de guardas para assassinar um playboy milionário à beira do mar. A viagem de Hitman chega à Itália no segundo episódio do novo game do Agente 47, e mostra-se ainda mais ambiciosa do que no capítulo inicial. Um cenário enorme, que permite muitas variações nas estratégias para alcançar os objetivos, é o grande destaque.
Foto:Meu PS4.
Visualmente, Sapienza chama a atenção por ser um cenário com muitos elementos externos. A praia é super bem feita, os becos da cidade, lojas, prédios, e toda a ambientação, no geral, é perfeita. Graficamente, não chega a ser nota 10 em termos de impressionar pela beleza ou por detalhes super reais, mas o fato de ser um local enorme e com muitas opções de exploração agrada demais.
Foto:Meu PS4.
Uma das coisas mais legais de Hitman é matar/nocautear alguém e se vestir como aquela pessoa. Neste Episódio II do jogo, o Agente 47 pode se disfarçar de maneiras super diferentes e interessantes. Dentre as mais curiosas estão um Hippie, com direito a um baseado, e um Florista, que pode usar um buquê de flores como desculpa para se infiltrar na mansão.
Foto: Meu PS4.
O que Sapienza mostra é como o modelo de Hitman pode acabar dando certo caso as missões sejam amplas, bem ambientadas e com variedades de possibilidade como acontece nesta. O mapa é cheio de vida e de segredos, sem falar nos contratos à parte da missão principal. No geral, o segundo capítulo de Hitman tem tudo de bom que o primeiro episódio deixou e mais.Episódio 3: Marrakesh Uma das missões mais complicadas da história de Hitman, o episódio 3 do retorno do Agente 47 é bem diferente dos dois primeiros, Paris e Sapienza. Sabem aquelas várias oportunidades de disfarces? Os esconderijos e variações de assassinatos? Não será tão fácil usar a criatividade em um cenário com um enorme mercado a céu aberto em Marrocos.
São muitas pessoas com os olhos (quase) o tempo todo em tudo, seus alvos são muito bem protegidos pelos seguranças, além de haver uma variação enorme de ambientes no mapa. Mas como 47 é um assassino profissional, ele consegue realizar a missão, se você usar as estratégias corretas e tiver muita paciência. No entanto, para quem busca variações, pode ser um pouco chato.
Foto: Meu PS4.
Neste episódio, o objetivo é matar um banqueiro sueco que desviou US$ 7 bilhões, porém foi descoberto. Ele está na embaixada da Suécia em Marrakesh, e atraiu uma série de protestantes para o local. Um dos líderes desta manifestação é um general, que quer aproveitar o caos, para tentar aplicar um golpe na política.A grande questão aqui é que os dois praticamente não se encontram – a não ser que você faça uma estratégia muito específica para colocar frente a frente os dois rivais. De resto, você tem que rodar bastante, ter muita paciência, acabar com um e depois matar o outro. Claro, tudo isso sem dar qualquer indício de sua presença.
Foto: Meu PS4.
Até é possível encontrar algumas oportunidades no meio deste “caos”, porém não é algo simples e também não tem muita coisa de diferente a se fazer. No geral, fica um pouquinho desapontador dependendo do ponto de vista. Mas para quem é fã e vem curtindo esta nova missão do Agente 47, vale a pena, sim, curtir mais este episódio.Na nossa opinião, não é o mais divertido, mas sem dúvida é o mais difícil episódio até agora. E uma boa adição a uma série que está sendo muito bem trabalhada pela I/O Interactive. O melhor é que a empresa promete ainda mais “live content” para o mapa, o que deve torná-lo um pouco mais divertido e ainda mais desafiador.Episódio 4: Bangkok O resort Himmapan é o palco para os assassinatos de 47 neste quarto episódio do game, lançado em agosto. O belo sudeste asiático, na Tailândia, é o cenário perfeito para um resort com diversas opções de exploração para matar um cantor e seu advogado, que o livrou de ser condenado por homicídio.
Foto: Meu PS4.
Os cenários, como você pode ver na imagem acima, são lindos como todos os outros deste jogo, e como um bom Hitman, as formas de se disfarçar e assassinar também. Talvez Bangkok tenha o menor espaço de exploração da série até agora, porém isso não diminui em nada a sua diversão.Como se passa em um hotel, a missão lembra um pouco o primeiro episódio, em Paris, até no esquema de segurança e na estrutura do prédio. A sensação que Bangkok nos passa, por isso, é de que é um nível mais fácil do que os anteriores. Marrakesh, que o antecedeu, por exemplo, era bem mais desafiador.Mesmo assim, o episódio na Tailândia agrada. Vendo como o conjunto da obra, ele é mais uma opção de exploração e assassinato bem interessante para o “novo” Hitman, seguindo as tradições da série e mantendo o bom nível deste game.Episódio 5: Colorado Quatro alvos, uma fazenda repleta de inimigos e poucas oportunidades de assassinato; o episódio 5 precisa de um estilo de jogo completamente diferente do que se viu até agora neste Hitman, mas com um cheirinho de Hitman 2: Silent Assassin. O conceito de stealth é fundamental aqui.
A missão é simples: o Agente 47 tem que matar quatro alvos dentro de uma fazenda bem típica do Colorado. Mas não há distrações, nem NPCs passando a todo tempo e isso acaba deixando a tarefa ainda mais complicada. Até porque a fazenda é repleta dos inimigos defendendo os alvos.O legal é que mesmo com um espaço não tão grande e poucas oportunidades de criar distrações, a missão no Colorado tem suas particularidades. A segurança na Fazenda tem regras rígidas quanto a presença de pessoas em certas dependências, e por isso, você tem que ter disfarces específicos para entrar em alguns locais.O nível de desafio visto no Colorado, para mim, foi o maior até agora neste Hitman. No geral, é uma prova de que os desenvolvedores também podem fugir um pouco do que acaba sendo o lugar-comum do game, com grandes cenários que têm abordagens de vários ângulos diferentes e permitem muitas variações.Este até permite algumas, mas se você for daqueles assassinos que não está ligando muito para fazer um trabalho silencioso, vai se complicar. O visual do episódio é o que menos empolga até agora, mas o seu nível de dificuldade e exigência acaba sendo um dos maiores do game.Conclusão: muito bom, mas…A season premiere de Hitman foi ótima. O enredo é simples, de fácil compreensão, o jogo está com a cara do Agente 47 (ao contrário dos filmes), os gráficos são justos e a jogabilidade continua perfeita para o estilo proposto. O modo episódico é até uma sacada que pode virar a favor da empresa após as críticas, porque este primeiro episódio é “barato”, cerca de R$ 60, e pode estimular as pessoas a comprarem os outros.No entanto, para quem é mais ansioso e quer um jogo recheado de conteúdo, Hitman ainda não pode oferecer isso. Talvez em 2017, quando a versão física chegar, ou no fim deste ano, quando todas as expansões já tiverem sido lançadas. Ter que esperar meses para concluir as outras missões e a própria história do jogo também não é muito legal. A nova estratégia até é compreensível, mas não necessariamente agrada.Basicamente, são R$ 60 (época do lançamento) para jogar um tutorial e, de jogo mesmo, uma missão. Que pode ser concluída de diversas formas, que pode ter vários alvos, que é muito boa, mas ainda assim, tudo no mesmo local. Ou então R$ 220 para o jogo todo, mas que você terá que esperar mês a mês até o restante ser lançado. Por isso, por enquanto, acreditamos que para a maioria dos jogadores, o melhor é esperar. Mas a tendência é de que, no fim do ano, caso tudo ocorra como o esperado, este selo seja substituído por um recomendado.Qual sua opinião?

Fonte: Meu PS4 e Youtube.

Veja mais notícias sobre Jogos.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/