Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Banda do Gigante celebra união de comunidade em Manaus

1110e3c6-d056-4bbf-98c7-e18749bccb7d

Considerado um dos feriados mais importantes do ano, o Carnaval é um momento de celebração, que além de movimentar boa parte da economia local, une amigos, familiares e até mesmo desconhecidos.

Foi nesse contexto que, em 2001, na Rua Rosarinho, no Bairro São José Operário 1, em Manaus (AM), um grupo de amigos que realizava vários eventos carnavalescos transformou o ato festivo em tradição: a Banda do Gigante.

Símbolo de tradição e da alegria do carnaval manauara, a banda é considerada uma das mais tradicionais da cidade, agitando a Zona Leste há 23 anos.

Foto: Acervo/Banda do Gigante

Com marchinhas originais, a banda sempre busca entregar mensagens positivas e unir os foliões. De acordo com a presidente da banda, Ana Lúcia Angelim, cerca de 15 mil pessoas da comunidade e bairros adjacentes da Zona Leste participam do evento anualmente.

Mas por que "Banda do Gigante"? Trata-se de uma homenagem.

"A Banda do Gigante tem o apoio do Professor Sinésio Campos, e o nome da Banda foi escolhido devido aos amigos o chamarem de Gigante da Zona Leste, daí então denominada a Banda do Gigante",

revela Ana Lúcia.
Foto: Divulgação

Realizada toda segunda-feira de Carnaval, segundo Ana, todos os anos o grupo aborda temas não somente para unir o público em festa, mas pertinentes à sociedade para criar reflexões, como o combate às fake news e à agressão contra a mulher. Ana afirma que, assim como o tema escolhido para 2024, o intuito da Banda é sempre "levar a paz e a harmonia" para os brincantes.

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/