Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Defesa Civil do Amazonas tira 12 municípios da lista de atenção para cheia

Defesa Civil do Amazonas tira 12 municípios da lista de atenção para cheia
Doze municípios amazonenses das calhas do Purus e Juruá saíram da situação de atenção pela possibilidade de enchente. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pela Defesa Civil do estado do Amazonas. Segundo o órgão, as cidades voltaram à condição de normalidade porque os rios dessas regiões apresentam níveis regulares para o período.

A Defesa Civil esclarece que, no momento, os municípios não correm o risco de enfrentar uma enchente de grande porte, conforme indica o Boletim Climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Os dados mostram que as calhas apresentam no mês de maio uma redução no padrão das chuvas. 
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Ainda de acordo com o Sipam, a região do Purus já se aproxima do trimestre menos chuvoso do ano. Nos primeiros sete dias deste mês, foram registrados 17mm (milímetros) de chuvas, o que corresponde a 39% do volume considerado normal. Já no Juruá, choveu 22mm, o que corresponde a 45% do volume estimado para o período.

Deixaram a lista de “Situação de Atenção” os municípios de Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na calha do Purus. E ainda, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Itamarati e Carauari, todos da calha do Juruá.

Continuam em situação de emergência por causa da cheia os municípios de Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã, na calha do Madeira. Já em situação de alerta permanecem Humaitá, Borba e Nova Olinda do Norte, também na calha do Rio Madeira.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/