Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Acreana monta coleção com mais de 100 bonecas retiradas do lixo

Acreana monta coleção com mais de 100 bonecas retiradas do lixo
Há 34 anos, a acreana Francisca dos Santos Dantas, descobriu a sua verdadeira paixão.

“Toda vida gostei de boneca, desde a minha infância, mas me criei no seringal e não tive a oportunidade [de ter uma boneca] e minha mãe fazia aquelas bruxinhas de pano para mim. Não gostava da bruxinha, achava feia. Quando fiquei adulta e vim na cidade pela primeira vez, tinha 27 anos, comprei uma para mim”, relembrou. De acordo com reportagem publicada no G1 Acre, Bolivianinha, a primeira boneca, ainda acompanha dona Francisca.
Bolivianinha foi a primeira boneca que  Francisca dos Santos Dantas comprou, aos 27 anos (Foto:Reprodução/Rede Amazônica)
De lá para cá, seu encantamento pelos brinquedos só cresceu. Hoje, aos 70 anos de idade, a costureira conta com mais de 100 peças, entre bonecas e ursos, de todos os tamanhos.

"São minhas companheiras e minhas filhas", derrete-se.
Coleção conta com mais de 100 bonecas e ursos (Foto:Reprodução/Rede Amazônica)
No começo, ela acabava 'adotando' as bonecas que eram abandonadas pelas filhas.A partir de 2010, no entanto, a coleção de dona Francisca passou a contar com um incremento: bonecas encontradas nos lixos são limpas, restauradas e recebem novas roupinhas. Tudo para incluir novas 'filhas e companheiras' à coleção.

“Às vezes eu acho, mas têm umas duas pessoas que catam lixo que trazem para mim. Pedi para elas [catadoras] trazerem para mim. Trazem de mês em mês, de três a quatro por mês. Moradores também vêm doar. Chegam riscadas de caneta, mas descobrimos um produto que a gente passa e coloca no sol e tira. Outras vêm rasgada, sem a barriga, outras só a cabeça e compro o corpo. Dou banho com desinfetante”, revelou.
Francisca restaura, limpa e veste as bonecas encontradas no lixo (Foto:Reprodução/Rede Amazônica)
O amor pelas pequenas companheiras é tão grande que a costureira garante que nunca vendeu ou trocou nenhuma. Mas, como já ocupam todos os cômodos da casa, dona Francisca já considera a possibilidade de abrir mais espaço para as futuras aquisições.

“As que forem [bonecas] repetidas vou começar a vender. Tem muita gente que faz encomenda caso eu queira vender. Vou vender se ficar sem espaço para elas”, complementou.

Boneca que parece bebê
Boneca favorita de Francisca, Rosa Linda custou R$ 1 mil e tem feições de um bebê de verdade (Foto:Reprodução/Rede Amazônica)
As bonecas são como filhas, mas sempre há alguma mais especial que a outra. Este é o caso de Rosa Linda, uma boneca que custou R$ 1 mil e tem feições de um bebê de verdade. Francisca conta que comprou a a boneca durante uma viagem a Pernambuco.

“Vi passar na televisão a propaganda da boneca. Quando cheguei em Pernambuco, sai com uma mulher que andava com a gente, cheguei em um shopping e tinha um bebê desse de manequim. Perguntei onde encontrava a boneca e ela disse que era em um shopping no Centro da cidade, que uma mulher fazia. No outro dia fomos e encontramos. Tinha o número da mulher, ligamos e ela marcou o dia para a gente buscar na casa dela. Ela tinha cinco modelos e eu gostei mais dessa", disse.

Francisca revela que os filhos nunca se incomodaram com paixão da mãe. A única mulher entre os três filhos, inclusive, deixou as próprias bonecas para a mãe cuidar depois de que ficou adulta. Além disso, a coleção inclui também doações feitas por vizinhos e amigos.

"Costuro de dia e a noite, enquanto assisto a novela, cuido delas. Me sinto alegre e feliz porque a bichinha vem do lixo, ninguém deu valor, e quando chega aqui levo para o banho, deixo perfeita. Acho que minha casa fica alegre. Entro na casa e sinto que está alegre, cheia de coisas para eu olhar eu moro só", confirmou.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/