Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Portal Amazônia responde: Quantos países da Europa 'cabem' nos estados da Amazônia Legal?

europa-na-amazonia--100

É fato que a Amazônia Legal  é uma região que possui dimensões continentais e com uma extensa biodiversidade, além de aspectos culturais, históricos, sociais e naturais encantadores. Do Amazonas ao Maranhão, do Amapá ao Mato Grosso, são 5.015.067,75 km² de extensão.

Pensando nisso, o Portal Amazônia refletiu: Quantos países da Europa (pensando em dimensões territoriais) se 'encaixariam' e pertenceriam aos respectivos estados da Amazônia? Ao todo, foram cerca de 10 países utilizados - alguns mais de uma vez - confira:

Amapá

Considerado o menor estado da Amazônia Legal em tamanho, tanto territorial quanto de municípios, o Amapá possui uma extensão territorial de 142.815 km². 

Ainda assim, um país carregado de mitologia, deuses e seres místicos, a Grécia tem o território que 'caberia' no Amapá com 131.957 km². 

Vale ressaltar que a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental e guarda monumentos que contam fatos históricos que influenciaram e influenciam várias camadas da sociedade moderna.

Acre 

Com 152.581 km² de extensão,  o Acre conseguiria abrigar 3 vezes o território da Eslováquia. Isso porque a Eslováquia tem o território de 48.035 km².

A República Eslovaca, como é o nome oficial da Eslováquia, é um país localizado na Europa central e é em grande parte montanhoso. Até 1993, era parte da Tchecoslováquia, ano no qual conquistou a independência.

A Eslováquia tem seu território limitado pela Chéquia e pela Áustria a oeste, pela Polônia ao norte, pela Ucrânia ao leste e Hungria ao sul. 

Assim como a Eslováquia, o Acre também era dependente de um país: A Bolívia. Contudo, após a assinatura do Tratado de Petrópolis, que estabelecia uma nova fronteira do território brasileiro, o Acre conquistou a independência .

 O episódio ocorreu no ano de 1903 e teve como principal motivo a disputa pelo controle dos negócios da borracha.

Leia também: Revolução Acreana: historiador diz que guerra que tornou o Acre independente atrasou por falta de armas

Amazonas 

Em oposição ao Amapá, o Amazonas é o maior estado da Amazônia em extensão territorial, com 1.571.000 km².  Para fazer essa comparação, o Portal Amazônia juntou mais de um país: devido à extensão do estado caberiam 2 Ucrânias e 1 Alemanha no território amazonense.

A Ucrânia possui um território de 603.700 km² e é conhecida pelas suas igrejas ortodoxas, pela costa do Mar Negro e pelas montanhas arborizadas. Já a Alemanha possui 357.588 km² e é localizada na Europa Ocidental. O país tem mais de 2 milênios de história e possui uma paisagem de florestas, rios, cordilheiras e praias do Mar do Norte.

Apesar de não ser banhado pela água do mar nem possuir montanhas,  o Amazonas concentra grande parte da Floresta Amazônica e imponentes monumentos e pontos turísticos, como o Teatro Amazonas e o Encontro das Águas.

Leia também: Encontros das águas: saiba em que locais ocorre o fenômeno na Amazônia

Pará 

Duas Franças. Essa é a quantidade de território que caberia no estado do Pará, o segundo maior estado em tamanho, com  1.248.000 km². A França, país onde fica localizado a mundialmente conhecia Torre Eiffel, possui 551.695 km² de extensão e é considerada o centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura.

Todos esses aspectos são notáveis também no Pará. Considerada a terra do açaí (há controvérsias), o estado tem sabores únicos, músicas eletrizantes, que vão do Carimbó ao tecnobrega e uma cultura encantadora no geral.

Leia também: Cultivo de açaí com qualidade genética diferenciada cresce 675% em 12 anos

Roraima 

Com a extensão territorial de 224.301 km², o estado de Roraima poderia abrigar a Bielorrússia, que possui 207.628 km². Assim como Roraima, o país do leste europeu não possui contato com o mar. 

A Bielorrússia é uma nação conhecida por sua arquitetura stalinista, pelas grandes fortificações e pelas florestas primordiais. Na capital moderna, Minsk, a monumental sede da KGB se destaca na Praça da Independência, enquanto o Museu da Grande Guerra Patriótica relembra a participação do país na Segunda Guerra Mundial.

Rondônia 

Ainda no leste europeu e ainda iniciando com a letra R, a  Romênia, conhecida por abrigar o Castelo de Bran, que inspirou a história do Conde Drácula, possui 238.397 km² de extensão. Todo seu território 'caberia' no estado de Rondônia, também com 238 km²,  conhecido pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, famoso ícone ferroviário mundial, além das Três Marias de Porto Velho.

Leia tambémVocê sabia que as três marias de Porto Velho "nasceram" nos EUA?

Tocantins 

 Já o Tocantins, muitas vezes não associado à região amazônica, também possui belezas inigualáveis, como os fervedouros do Jalapão. Com 277.621 km², conseguiria abrigar o território de 'God Save the Queen' ou melhor, o Reino Unido, com seus 243.610 km² de extensão. 

Leia também: Fervedouros na Amazônia: conheça as águas mornas que fazem flutuar

Mato Grosso 

Apesar de muitos não saberem, o estado do Mato Grosso é pertencente à Amazônia Legal desde 1988, Localizado no coração da América do Sul, possui 903.357 km² e abrigaria o equivalente à 3 'Itálias'. Isso mesmo: três vezes o equivalente a terra da pizza, do Coliseu de Roma, da Torre de Pisa e da Fontana di Trevi 'caberia' no estado mato-grossense.

Maranhão  

Por fim, mas não menos importante, temos a terra dos paradisíacos Lençóis Maranhenses, ou melhor, o Maranhão. Com 331.983 km², 181 dos seus 217 municípios fazem parte da Amazônia Legal. É o equivalente ao território da Polônia. Localizada no leste europeu e conhecida por sua arquitetura medieval e sua herança judaica, possui uma extensão de 322.575 km².

 Leia também: Saiba quantos e quais municípios do Maranhão compõem a Amazônia Legal

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/