Manaus 30º • Nublado
Sábado, 21 Mai 2022

Acre

Acre
Foto: Reprodução/IBGE

O Acre faz parte da Região Norte do Brasil, localizado em uma região de fronteira, mais precisamente com a Bolívia e o Peru. Historicamente, o Acre era, até a segunda metade do século XIX, habitado pelas populações indígenas e ainda fazia parte dos territórios boliviano e peruano. A partir de 1877, motivados pela exploração do látex, os primeiros migrantes da Região Nordeste do país chegaram ao território do Acre.

Entre 1899 e 1909, disputas pelo domínio da área foram travadas entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros que ali estavam. Os conflitos com os bolivianos culminaram no Tratado de Petrópolis, em 1903, quando o Brasil adquiriu o território do Acre. O conflito com os peruanos, por sua vez, chegou ao fim seis anos mais tarde. Em 15 de junho de 1962, o Acre foi elevado à categoria de Estado.

O território do Acre é composto por 22 municípios, com uma população de 894.470 habitantes (IBGE, 2020). A densidade demográfica do estado é de 4,4 hab/km² e, por isso, é considerado o estado menos povoado do Brasil. 

A maior cidade em população do Acre é a capital, Rio Branco, que possui cerca de 400 mil habitantes. A cidade de Cruzeiro do Sul, com quase 100 mil habitantes, também é um centro urbano importante.  

Redação, com informações do IBGE e Mundo Educação 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 21 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/