Manaus 30º • Nublado
Sexta, 01 Julho 2022

Você sabia que as três marias de Porto Velho "nasceram" nos EUA?

Imagem-004

Quem visita Porto Velho, possivelmente já conhece ou ouviu falar nas famosas caixas d'águas da cidade, também conhecidas como Três Marias. Projetadas pela empresa americana Chicago Bridge & Iron Works de Chicago, a primeira "maria" foi erguida em 1910, três anos após a fundação da cidade de Porto Velho, no bairro do Caiary. O projeto foi concluído em 1912 com a construção dos outros dois reservatórios.

Cada reservatório possui capacidade para 200.000 litros e serviram para abastecer a cidade de Porto Velho por 47 anos, até 1957, funcionando por ação da gravidade. Foi tombada como patrimônio histórico em 1988.

Mas você sabe qual contexto histórico e quais foram as influências desse formato de reservatório que virou símbolo da cidade, estampado inclusive no brasão e na bandeira de Porto Velho? O Portal Amazônia trás curiosidades sobre o "berço" desse formato de caixas d'água.

Foto: Reprodução

 Até o desenvolvimento do setor industrial nos Estados Unidos, no século XIX, não havia um sistema de drenagem urbana e de esgotos nas cidades. Isso fez com que fossem comum em grandes cidades, como Nova Iorque, observar piscinas de sujeira e água poluída a céu aberto.

Devido a esses fatores, um grupo de pessoas influentes de nova-iorquinos formasse uma associação que focou na melhora da qualidade da água e o acesso das pessoas a ela.

Com isso, em meados de 1870, o então departamento de obras públicas começou a utilizar tanques de armazenamento de água nos últimos andares dos prédios, o que mudou o visual urbano presente até então. 

Foto: Reprodução.

 Os tanques eram colocados nos telhados porque a pressão da água local era muito fraca para elevar a água aos níveis superiores. Quando as construções começaram a ficar mais altas, a cidade exigiu que os edifícios com seis ou mais andares fossem equipados com um tanque no telhado com uma bomba.

Com a ajuda da gravidade, a água era enviada para todos os apartamentos do edifício. Esses tanques de água geralmente duravam aproximadamente 35 anos. Esse modelo foi popularizado e trazido para a América do Sul.

Símbolo rondoniense

Com o início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de 366 quilômetros que liga  Porto Velho a Guajará-Mirim e início da urbanização do atual estado de Rondônia, a companhia Chicago Bridge & Iron Works resolveram trazer o modelo estadunidense de reservatório, portanto, trouxeram as caixas d'água e a instalaram aqui. 

 Atualmente

Foto: Reprodução

 As três Marias não passam por uma manutenção desde o início da década de 90. Mesmo tombada como patrimônio histórico, corre o risco de tombar pela ferrugem de suas bases de sustentação. Por ser um símbolo da história e identidade de Porto Velho e do estado de Rondônia como um todo, está presente na bandeira e no brasão da cidade.

Veja mais notícias sobre Rondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 01 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/